Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Portugal já fez mais de 40 milhões de testes

02 abr, 2022 - 12:53 • Lusa

Entre estes contabilizam-se 20,7 milhões de testes TAAN/PCR e cerca de 19,3 milhões de testes rápidos antigénio (TRAg) de uso profissional.

A+ / A-

Portugal já efetuou mais de 40 milhões de testes à covid-19 desde o início da pandemia, indicou hoje o Ministério da Saúde, destacando o esforço de testagem desenvolvido, sobretudo, no último ano. .

"Portugal alcançou, dia 30 de março, um total de 40.026.768 testes para deteção de SARS-CoV2, desde o início da pandemia", lê-se num comunicado divulgado pelo Ministério da Saúde, que não inclui dados referentes aos autotestes. .

Entre estes contabilizam-se 20,7 milhões de testes TAAN/PCR e cerca de 19,3 milhões de testes rápidos antigénio (TRAg) de uso profissional.

Conforme destacou o executivo, este número é resultado do "esforço de testagem desenvolvido pelo país, sobretudo, ao longo do último ano", através da operacionalização do plano de promoção da estratégia de testagem. .

Em dezembro de 2020, Portugal realizava, em média, cerca de 34.000 testes por dia, mês em que foram efetuados 1.060.641 testes.

No mesmo mês do ano seguinte, contabilizaram-se 174.000 testes por dia, tendo-se verificado um máximo de testagem diária em 30 de dezembro (402.756) e um total mensal de 5.404.737 testes.

Os TRAg de uso profissional, efetuados em laboratórios e farmácias aderentes, continuam a ser gratuitos até um máximo de dois por mês e por cada utente, situação que se deverá estender, pelo menos, até ao final de abril. .

"Os mais de 40 milhões de testes à covid-19 efetuados desde o início da pandemia demonstram bem a capacidade que Portugal teve para fazer face às necessidades de testagem em função das várias situações epidemiológicas que se verificaram, sendo motivo de satisfação e reconhecimento público pelo sentido de responsabilidade demonstrado pelos portugueses, que corresponderam sempre aos apelos das autoridades de saúde", afirmou, citado no comunicado, o coordenador da "task force" de testagem, Fernando de Almeida. .

Para este responsável, só assim foi possível operacionalizar a estratégia de testagem, que classificou como "fundamental" para o país ultrapassar a pior fase da pandemia.

"No entanto, devemos estar atentos e preparados para uma avaliação rigorosa da situação epidemiológica do país, e mantermos a capacidade de resposta, caso necessário, esperando, naturalmente, que tal não seja preciso", apontou. .

Portugal registou, entre 22 e 28 de março, 70.111 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, 148 mortes associadas à covid-19 e um ligeiro aumento de doentes internados, revelou, esta sexta-feira, Direção-Geral da Saúde (DGS).

Segundo o boletim epidemiológico semanal da DGS, o número de casos confirmados de infeção desceu 5.169 em relação à semana anterior, registando-se, no entanto, um aumento de oito mortes na comparação entre os dois períodos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+