Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Tempo para Si”. Almada arranca com projeto de apoio a cuidadores informais

07 jan, 2022 - 13:14 • Rosário Silva

Com candidaturas agora abertas, o projeto “Tempo para Si” cria uma bolsa de horas para que os cuidadores informais possam ter direito ao descanso, sendo substituídos por enfermeiros que vão ao domicílio tratar da pessoa dependente.

A+ / A-

Seis meses depois de ter dado inicio ao processo, a Câmara Municipal de Almada anuncia, agora, o arranque do “Tempo para Si”.

Trata-se de um projeto que pretende ser “uma resposta, implementada através de trabalho conjunto de parceria, que permita o descanso do cuidador”, concretizando-se através “de um serviço de descanso ao cuidador ao domicilio”, explica a informação do município chegada à Renascença.

Na prática, o “Tempo para Si” recorre a uma bolsa de cuidadores formais que “se propõem a acompanhar os entes dependentes”, permitindo que os cuidadores informais “usufruam de tempo de descanso/lazer” para se dedicarem a outras tarefas de carater pessoal.

No concelho de Almada, este projeto de apoio resulta de uma parceria entre o município e duas associações com experiência no terreno: a APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (núcleo da Quinta dos Inglesinhos) e a APCAS – Associação de Paralisia Cerebral Almada Seixal.

A primeira é a entidade gestora do projeto e está responsável pela receção, análise e seleção de candidaturas. A segunda associação assume-se como a entidade executora, tendo criado uma bolsa de enfermeiros, que vão ao domicílio acompanhar a pessoa dependente, substituindo o cuidador informal.

Candidaturas abertas

Depois de ter sido assinado um protocolo, o projeto está agora em condições de ser materializado.

Segundo a autarquia, as candidaturas que já começaram, permitem “perceber que a maioria dos interessados são pais da pessoa com dependência, que esta tem uma deficiência e um elevado grau de comprometimento, quase sempre acima dos 80% de incapacidade”.

Na sua maioria, estes cuidadores “requerem apoio, de forma periódica”, para descanso.

A Câmara de Almada foi, de resto, uma das duas dezenasmais de autarquias selecionadas para integrar a 1.ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais o «Tempo para Si», projeto que, inclusive, já recebeu o selo de mérito da RACCI – Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais.

“Pretende distinguir, divulgar e amplificar as melhores práticas levadas a cabo por municípios e freguesias nesta área, em Portugal”, adianta a nota informativa.

Ao projeto podem candidatar-se os cuidadores informais, que “prestem cuidados a pessoa dependente, podendo ser um familiar, amigo ou pessoa próxima que assume a função de cuidador informal principal”.

Para obter todas as informações, pode contatar o Centro Quinta dos Inglesinhos da APPACDM, através do e-mail dir.qi@appacdm-lisboa.pt ou então do contacto telefónico 212 945 530 / 965 009 971.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+