Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Oito em cada 10 crianças consomem doces e salgados três vezes por semana

19 out, 2021 - 11:58 • Lusa

O estudo COSI Portugal, coordenado pelo INSA, envolveu 8.845 crianças de 228 escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no ano letivo 2018/2019.

A+ / A-

Oito em cada 10 crianças consomem até três vezes por semana doces e salgados e sete em cada 10 bebem refrigerantes açucarados, revela o estudo COSI Portugal divulgado pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).

O estudo COSI Portugal, sistema de vigilância nutricional infantil integrado no estudo Childhood Obesity Surveillance Initiative da OMS/Europa, coordenado pelo INSA, envolveu 8.845 crianças de 228 escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no ano letivo 2018/2019.

A análise da frequência de consumo semanal de alimentos e bebidas reportado pelas crianças, com idades entre os seis e os oito anos, mostrou que 16% consome quatro ou mais vezes por semana snacks doces (biscoitos/bolachas doces, bolos, donuts) e 80% fazem-no até três vezes por semana.

Na mesma frequência, 71,3% das crianças avaliadas bebem refrigerantes açucarados, sendo que 14,1% consomem estas bebidas quatro ou mais vezes por semana.

O consumo até três dias por semana de snacks salgados, como batatas fritas de pacote, folhados ou pipocas, foi apontado por 82,4% das crianças, adianta o estudo apresentado na primeira "Conferência do Centro Colaborativo da Organização Mundial de Saúde em Nutrição e Obesidade Infantil", que está a decorrer no INSA, em Lisboa, e que visa assinalar cinco anos de colaboração do Instituto com a OMS.

Consumo diário de carne caiu

Questionadas sobre o consumo de leite, as crianças disseram que bebem diariamente, preferencialmente leite magro ou meio gordo (71,8%), enquanto 3,8% bebem leite gordo.

O consumo diário de iogurtes, sobremesas lácteas ou outros produtos lácteos foi referido por 18,8% das crianças e de queijo por 7,1%.

Outras conclusões apontam que o consumo diário de carne caiu de 17,3% em 2016 para 9,2% em 2019, mantendo-se superior ao de pescado (3,8%).

Relativamente às hortofrutícolas, o consumo diário de fruta foi mais frequente (63,1%) do que a sopa de legumes (57,3%).

A investigação também questionou os pais sobre como as crianças se deslocam para a escola, tendo a maioria (66,5%) indicado que vão de carro e 19% vão a pé.

Para a maioria dos encarregados de educação (62,7%), o caminho de ida e de regresso da escola não é seguro.

Relativamente ao número de horas que as crianças despendiam a fazer os trabalhos de casa durante a semana, observou-se que 86,5% dedicavam até uma hora por dia a realizar esta tarefa.

Quanto ao tempo que as crianças despendiam a jogar no computador, o estudo verificou que durante a semana 47,5% das crianças utilizam-no cerca de uma hora por dia, um tempo que aumenta para duas horas ou mais ao fim de semana.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • eu
    19 out, 2021 formoso 15:15
    O que é que a DGS — Direcção Geral de Segurança? — tem que haver com o que as pessoas comem, defecam ou urinam. NADA, valha-nos Deus. Basta ver quem tem sido os chefes por lá andaram (***). Uns ignorantes desde a sua juventude profissional. E que nem sabem que são.ignorantes. *** > > > eu andei, tu andates, ele andeu

Destaques V+