Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Aristides no Panteão. "Não há etnias ou religiões que sejam umas mais do que outras", diz Marcelo

19 out, 2021 - 12:53 • Lusa

Presidente da República destacou o exemplo histórico do antigo cônsul em Bordéus e assinalou que as honras de Panteão Nacional em democracia, nomeadamente de mulheres, expressam a diversidade da sociedade.

A+ / A-

O Presidente da República defendeu hoje que "não há raças, etnias, religiões, culturas, civilizações que sejam umas mais do que outras", salientando que as entradas no Panteão Nacional em democracia, nomeadamente de mulheres, expressam a diversidade da sociedade portuguesa.

Marcelo Rebelo de Sousa discursava na cerimónia de concessão de honras de Panteão Nacional, que decorreu hoje, em Lisboa, ao antigo cônsul português em Bordéus Aristides de Sousa Mendes, que salvou milhares de judeus e outros refugiados do regime nazi durante a II Guerra Mundial.

"Recordando-nos, nas palavras de Paulo, que não há judeu nem romano nem grego nem outros mais. Isto é, não há raças, etnias, religiões, culturas, civilizações que sejam umas mais do que outras, e que não mereçam todas e todos o mesmo respeito da dignidade da pessoa, da sua indestrutível natureza, da sua inexpugnável diferença", defendeu.

"Que se sucedam ou não os modismos de cada época, os valores essenciais não mudam: essa justiça natural que nenhuma lei ou ordem iníquas de uma ditadura ou de um ditador podem apagar", vincou o Presidente da República.

Marcelo lembrou que, ao entrar no Panteão Nacional, Aristides de Sousa Mendes, partilha "a homenagem pátria com tão diferentes escritores como Camões, Almeida Garrett, João de Deus, Guerra Junqueiro e Aquilo Ribeiro, ou tão opostos presidente da República quanto Manuel de Arriaga, Teófilo Braga, Sidónio Pais e Óscar Carmona. Todos, aqui consagrados antes da democracia".

Em democracia, continuou, no Panteão foram acolhidos "Humberto Delgado, Amália Rodrigues, Sophia de Mello Breyner Andresen e Eusébio da Silva Ferreira".

O Presidente prosseguiu, questionando "o que será que distingue os homenageados durante a democracia dos celebrados depois dela" e "o que aproxima tão diferentes consagrados deste tempo democrático".

"O que distingue os homenageados de outrora e os de hoje são duas realidades. Eram só homens. São hoje homens e mulheres. Eram só personalidades das letras e chefes de Estado. São hoje vultos dos mais variados domínios da vida nacional. Os tempos mudaram. Há mais vida para além da literatura e da política, e mais cidadania do que a dos homens, mostrando a diversidade da sociedade portuguesa", sustentou.

Quanto ao que aproxima os consagrados atuais, Marcelo apontou para "dois traços comuns".

"Mudaram a história de Portugal e projetaram Portugal no universo. Todos eles disso mesmo tendo ou não o exato entendimento. Na política, na música, na escrita, no desporto, na diplomacia ao serviço da vida e da liberdade", acrescentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bruno
    19 out, 2021 aqui 17:21
    O sr. Presidente tem toda a razão. Por isso aquele inquérito do INE para saber qual é a raça e religião de cada cidadão é uma patetice que apenas serve para criar divisões que não existiam na sociedade portuguesa.

Destaques V+