Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Praia de Albufeira onde estavam 30 pessoas evacuada por risco de derrocada

13 ago, 2021 - 14:33 • Lusa

Na origem da decisão esteve uma "avaliação preliminar" que detetou "sinais de iminência de desmoronamento".

A+ / A-

A praia do Ninho das Andorinhas, em Albufeira, foi evacuada esta sexta-feira por risco de derrocada nas falésias envolventes. As autoridades retiraram cerca de 30 pessoas, avança fonte da capitania do porto de Portimão.

Na base da atuação da Polícia Marítima do Posto de Albufeira e do Serviço Municipal de Proteção Civil de Albufeira, em articulação com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA)/Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Algarve, esteve uma "avaliação preliminar" que detetou "sinais de iminência de desmoronamento", esclareceu a mesma fonte numa informação enviada à agência Lusa.

"No decorrer da avaliação preliminar efetuada pela APA/ARH do Algarve foram detetados sinais de iminência de desmoronamento, nomeadamente fendas de tração abertas, encontrando-se em avaliação a adoção de um desmonte controlado", referiu a fonte da capitania de Portimão, que tem jurisdição na zona de Albufeira, antecipando trabalhos para fazer a demolição de forma controlada.

A mesma fonte sublinhou que, apesar de a praia em causa "não ser uma praia de banhos", encontravam-se no local cerca de 30 banhistas, alguns estrangeiros, que acataram muito bem as instruções" das autoridades para saírem da zona.

"Por força de medida cautelar, determinou-se a interdição da praia, ficando proibidos os acessos ao areal e envolvente, por via terrestre e marítima", disse ainda a fonte da capitania.

As falésias do Algarve são monitorizadas regularmente por técnicos da APA, através da ARH regional, e são frequentemente alvo de ações de demolição controladas em zonas consideradas de risco de derrocada iminente.

Estas ações realizam-se todo o ano, com maior incidência no período que antecede a época balnear, e têm como objetivo evitar incidentes como o que aconteceu em agosto de 2009, na praia Maria Luísa, também em Albufeira, quando o desmoronamento inesperado de uma falésia causou a morte a cinco pessoas.

A praia do Ninho das Andorinhas está localizada na zona de Sesmarias, em Albufeira, no distrito de Faro, e é composta por um pequeno areal de difícil acesso, rodeado por falésias de todos os lados, exceto um, onde está o mar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+