Tempo
|

28,66%
77 Deputados
28,63%
76 Deputados
18,06%
48 Deputados
5,08%
8 Deputados
4,46%
5 Deputados
3,3%
4 Deputados
3,26%
4 Deputados
1,93%
1 Deputados
4,10%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 33,77%
  • Votos Nulos: 1,10%
  • Votos em Branco: 1,43%

Total esquerda: 90Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 135Mandatos
A+ / A-

3.ª dose da vacina? “Temos de esperar pela evidência científica”, diz coordenador da "task force"

06 ago, 2021 - 11:28 • Rosário Silva , Cristina Nascimento

De visita ao centro de vacinação de Évora, Gouveia e Melo voltou a apelar aos jovens de 16 e 17 anos para que se inscrevam e sejam vacinados.

A+ / A-

Veja também:


O coordenador da "task force" diz que, nesta altura, ainda não há evidência científica sobre a necessidade de uma terceira dose da vacina contra a Covid-19.

Não há evidência científica neste momento para dizer que a terceira dose é necessária e, enquanto não houver evidência científica, não devemos começar a criar uma imagem que vem ai qualquer coisa e temos já de ir para uma terceira dose. Temos de esperar pela evidência científica”, disse o vice-almirante Gouveia e Melo, esta sexta-feira de manhã, em declarações aos jornalistas durante uma visita ao centro de vacinação de Évora.

A decisão de administrar uma terceira dose ganha forma em vários países, como por exemplo na Alemanha, França e Israel.

Quanto à hipótese de se realizarem testes à imunidade nos lares, o responsável, recorrendo ao que disse ter ouvido “dos técnicos de saúde”, considerou que a medida “pode não ser suficiente” para dar uma ideia da situação. “A medida de anticorpos pode não ser suficiente para nós percebermos se estamos ou não protegidos contra o vírus, porque nas Células T há memória do vírus e as Células T em presença do vírus criam anticorpos”, disse.

Nesse sentido, realçou Gouveia e Melo, se forem medidos os anticorpos a uma pessoa que “não teve contacto com o vírus recentemente”, esta “pode ter os anticorpos a zero, mas isso “não significa que não tenha defesa para o vírus”.

O coordenador referiu-se a estudos sobre as Células T que “indicam, exatamente, o contrário”, nomeadamente que a imunidade fica adquirida por um longo período, se não para a vida toda. “Portanto, temos de esperar para que esses estudos se desenvolvam”, acrescentou.

Durante esta visita ao centro de vacinação, o responsável pela operacionalização do plano de vacinação voltou a apelar aos jovens de 16 e 17 anos para que agendem a sua vacina.

Até ao fim desta sexta-feira o autoagendamento decorre em exclusivo para esta faixa etária, sendo que vacinação terá lugar no fim de semana de 14 e 15 de agosto. Quem não se inscrever por estar fora da sua área de residência, a "task force" revela que na segunda quinzena de agosto o regime de Casa Aberta estará disponível também para os de 16 e 17 anos.

Numa altura em que surgem indicações de novos surtos em lares, o presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) defende a realização de teste de imunidade “em larga escala” e uma eventual terceira dose da vacina.

Até agora, Portugal administrou mais de 12 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 e espera receber ainda este mês 1,2 milhões de doses adicionais que se juntam a 1,6 milhões de doses contratualizadas a fornecedores.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.422 pessoas e foram registados 979.987 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+