Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Transportes

Primeiro dia de greve na Infraestruturas de Portugal sem impacto nos comboios

28 jul, 2021 - 20:14 • Lusa

Sindicatos reconhecem que a adesão ficou aquém do esperado.

A+ / A-

Os trabalhadores da IP – Infraestruturas de Portugal iniciaram esta quarta-feira uma greve parcial de quatro horas por dia, que decorre até 8 de agosto, que não afetou a circulação de comboios porque a adesão ficou aquém do que os sindicatos esperavam.

A paralisação decorre das 10h00 às 12h00 e das 17h00 às 19h00 de cada dia, até 8 de agosto, coincidindo com uma greve a todo o trabalho extraordinário, com fim marcado para 15 de setembro.

"Hoje, talvez por ser o primeiro dia, a greve não teve a adesão que esperávamos, vamos ver como vai ser nos próximos dias", disse à agência Lusa António Salvado, dirigente do Sindicato Independente dos Ferroviários e Afins (SINFA).

As paralisações foram convocadas pela Associação Sindical das Chefias Intermédias de Exploração Ferroviária (ASCEF) e pelos sindicatos Nacional dos Transportes, Comunicações e Obras Públicas (FENTECOP), Independente Nacional dos Ferroviários (SINFB), Nacional Democrático da Ferrovia (SINDEFER), Independente dos Trabalhadores Ferroviários, das Infraestruturas e Afins (SINFA), Independente dos Operacionais Ferroviários e Afins (SIOFA) e Sindicato dos Transportes Ferroviários (STF).

As estruturas sindicais reuniram-se na segunda-feira com os representantes da empresa e da tutela governamental, mas sem resultados positivos, pelo que decidiram manter a ação de protesto em defesa de aumentos salariais e melhores condições de trabalho.

Segundo António Salvado, a greve poderia afetar a circulação de comboios de longo curso e regionais.

Fontes oficiais da CP – Comboios de Portugal e da IP disseram à Lusa que não se verificaram perturbações na circulação de comboios devido à greve.

No entanto, caso venham a ocorrer perturbações na circulação de comboios, a CP publicou uma nota aos clientes a informar que quem já tenha bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, InterRegional e Regional poderá pedir o reembolso, no valor total do bilhete adquirido, ou a sua revalidação, sem custos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+