Tempo
|
A+ / A-

Advogado pede libertação dos portugueses suspeitos de violação em Espanha

26 jul, 2021 - 14:59 • Redação

A defesa critica o que diz ser uma condenação em praça pública dos seus clientes e alega que os quatro portugueses estão a ser tratados como terroristas. "É uma espécie de terrorismo do machismo", afirma.

A+ / A-

O advogado oficioso dos quatro portugueses suspeitos de violarem duas mulheres espanholas, de 22 e 23 anos, pediu, esta segunda-feira, a libertação dos seus clientes. O Ministério Público de Gijón pediu a prisão preventiva para dois dos quatro homens.

Em declarações à comunicação social, o representante legal dos quatro detidos indica que "não há perícias médicas que indiciem violação" e que as duas alegadas vítimas "não têm lesões".

As duas jovens que acusaram quatro portugueses de violação "não estão a dizer a verdade", segundo o advogado dos portugueses.

"Contaram um filme à polícia", defende.

De acordo com o representante legal, existe um vídeo "que é uma prova determinante da inocência dos quatro portugueses". O conteúdo desse vídeo não é público.

O advogado critica o que diz ser uma condenação em praça pública dos seus clientes e alega que os quatro portugueses estão a ser tratados como terroristas.

"É uma espécie de terrorismo do machismo", afirma.

Opinião diferente tem o Ministério Público (MP) de Gijón, que pediu esta segunda-feira a prisão preventiva de dois dos quatro portugueses, avançada o jornal El Comercio na sua edição online.

Para os outros dois homens, a Fiscalía quer liberdade condicional com proibição de se aproximarem ou de contactarem as vítimas.

Suspeitos dizem que foi consensual

Os quatro suspeitos alegaram em tribunal, este domingo, que as relações sexuais com as vítimas foram consentidas e defenderam a sua inocência.

As duas mulheres, uma delas de Gijón e uma outra da cidade de Bergara, denunciaram a agressão sexual na esquadra policial às 06h30 de sábado, explicando que tinham conhecido um homem num bar e que viajaram com ele para a pensão onde este estava hospedado, para um encontro sexual.

Segundo o relato das vítimas, no caminho para a pensão juntou-se um outro homem e, ao chegarem à sala, encontraram dois outros portugueses que as obrigaram a manter relações sexuais com todos eles.

Posteriormente, as jovens foram transferidas para o hospital de Gijon para serem submetidas a um exame médico.

Os quatro portugueses voltam ao tribunal esta segunda-feira, para que as duas queixosas façam a identificação dos suspeitos.

Várias organizações convocaram para segunda-feira à tarde uma manifestação de protesto e indignação, em frente à Câmara Municipal de Gijón.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+