Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Chuva e descida de temperatura vão marcar o fim-de-semana

23 jul, 2021 - 10:21 • Olímpia Mairos com Lusa

Apesar da temperatura máxima descer e de estarem previstos chuviscos ou chuva fraca para esta sexta-feira, há 40 concelhos em alerta máximo.

A+ / A-

O fim-de-semana vai ser com chuva fraca e com temperaturas a descer.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para esta sexta-feira, as previsões são de chuva fraca ou chuvisco no litoral a norte do Cabo Carvoeiro até meio da manhã, persistindo no Minho, e uma descida da temperatura máxima, que será acentuada no interior Norte e Centro.

As temperaturas máximas vão variar entre os 20º (Viana do Castelo) e os 35º (Faro) e as mínimas entre os 12º (Guarda) e os 20º (Faro).

Para sábado, prevê-se céu um pouco nublado, apresentando-se muito nublado no Norte e Centro até meio da manhã, em especial no litoral. Há previsões de chuva fraca ou chuvisco no litoral das regiões Norte e Centro até final da manhã.

No domingo, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado, apresentando-se pouco nublado ou limpo, na região Sul e interior Norte e Centro até meio da manhã e a partir do final da tarde.

Há previsões de períodos de chuva fraca nas regiões do litoral Norte e Centro, estendendo-se gradualmente às regiões do interior.

40 concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve em risco máximo

Cerca de 40 concelhos do interior Norte e Centro e da região do Algarve apresentam esta sexta-feira risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco muito elevado estão mais de 50 municípios dos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Santarém, Portalegre, Beja e Faro.

Em risco elevado o IPMA colocou hoje mais de 70 concelhos dos distritos de Vila Real, Porto, Aveiro, Coimbra, Viseu, Santarém, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O período crítico de incêndios dura até final de setembro e, até lá, é proibido fazer queimadas extensivas ou queima de amontoados sem autorização, usar fogareiros ou grelhadores em todo o espaço rural, e fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.

É proibido ainda lançar balões de mecha acesa ou foguetes ou fazer trabalhos na floresta que possam originar faíscas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+