Tempo
|
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
A+ / A-

Fenprof anuncia protesto nacional para 5 de outubro

22 jul, 2021 - 12:45 • Lusa

Manifestação de professores, "em defesa da sua profissão e da educação", marcado para o início do ano letivo e a poucos dias da apresentação da proposta do Orçamento do Estado.

A+ / A-

O secretário-geral da Federação Nacional de Professores (Fenprof) anunciou hoje a convocação de uma manifestação nacional no dia 5 de outubro, em Lisboa, na data em que se assinala o Dia Mundial do Professor.

A realização do habitual protesto naquele dia foi anunciada por Mário Nogueira numa conferência de imprensa na sede da Fenprof, em Lisboa, em que a estrutura fez o balanço do último ano letivo.

"5 de outubro, Dia Mundial do Professor, menos de um mês depois de as aulas começarem e a 10 dias de a proposta de Orçamento do Estado do Governo ser apresentada na Assembleia da República, a Fenprof promoverá a mobilização para que esse seja um dia de grande afirmação dos professores na rua, em defesa da sua profissão e da educação", disse o dirigente sindical.

Questionado se esta "mobilização" se trataria de uma manifestação nacional em Lisboa, Mário Nogueira confirmou que sim.

"Depois também teremos de ver se a situação epidemiológica o permite, mas eventualmente até os professores irão assinalar o 5 de outubro na (Avenida) 24 de julho", onde se localiza o Ministério da Educação, acrescentou.

O habitual protesto no Dia Mundial do Professor será uma entre diversas ações que a Fenprof vai promover a partir do mês de setembro, além de reuniões em todas as escolas do país, para acompanhar o plano de recuperação das aprendizagens.

O objetivo, explicou Mário Nogueira, é conhecer as propostas das escolas nesse âmbito, o que foi permitido desenvolver pela tutela e as alterações em relação ao ano letivo anterior.

Na mesma altura, os representantes de professores vão também organizar debates sobre variados temas, incluindo ambiente, digital e o processo de municipalização do ensino público.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+