Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Calor

Risco máximo de incêndio em 25 concelhos do interior Norte e Centro

20 jul, 2021 - 09:42 • Lusa

Concelhos pertencem aos distritos de Bragança, Vila Real, Guarda, Viseu e Castelo Branco.

A+ / A-

25 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Guarda, Viseu e Castelo Branco apresentam, esta terça-feira, risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, em risco muito elevado estão mais de 70 municípios do interior Norte e Centro e também do Algarve e em risco elevado estão cerca de 50 concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Portalegre, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O período crítico de incêndios dura até final de setembro e, até lá, é proibido fazer queimadas extensivas ou queima de amontoados sem autorização, usar fogareiros ou grelhadores em todo o espaço rural, e fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.

É proibido ainda lançar balões de mecha acesa ou foguetes ou fazer trabalhos na floresta que possam originar faíscas.

Para esta terça-feira, o IPMA prevê vento por vezes forte nas terras altas e na faixa costeira ocidental a sul do Cabo da Roca, nebulosidade matinal, em especial no litoral oeste e chuviscos em alguns locais das regiões do litoral a norte do Cabo Carvoeiro até ao final da manhã.

As temperaturas máximas vão variar entre os 21º (Viana do Castelo) e os 34º (Bragança e Castelo Branco) e as mínimas entre os 13º (Portalegre) e os 18º (Bragança).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+