Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Groundforce apela ao cancelamento da greve e diz-se aberta ao diálogo

17 jul, 2021 - 13:13 • Lusa

A paralisação já levou ao cancelamento de cerca de mais de duas centenas de voos.

A+ / A-

A Groundforce apelou este sábado ao cancelamento da greve, que já levou ao cancelamento de cerca de uma centena de voos, garantindo que mantém aberto o "espaço de diálogo" com os representantes dos trabalhadores.

Num comunicado em que faz um balanço da adesão à greve, que se iniciou à meia-noite deste sábado e se prolonga até às 24h00 de domingo, a Groundforce lamenta o transtorno causado pela greve que acontece num dos momentos de "maior atividade" nos aeroportos portugueses, depois de vários meses de limitações impostas pela pandemia e mostra-se disponível para dialogar.

"A Groundforce mantém aberto o espaço de diálogo com os representantes dos trabalhadores, reforçando o apelo para o cancelamento das várias greves agendadas", refere a empresa de "handling" (assistência nos aeroportos).

No balanço que faz sobre a adesão à greve nesta primeiras horas, a empresa de "handling" detalha que, entre a meia-noite e as 10h30, foram cancelados 100 voos no aeroporto de Lisboa, em resultado de uma adesão de 81,8%, com apenas 73 trabalhadores a apresentarem-se ao serviço dos 400 escalados na última rotação de turnos.

Segundo a informação veiculada pela Groundforce, no Porto, onde a adesão regista 42,1% houve até agora um voo cancelado.

No Funchal, a adesão à greve de 25,7% dos trabalhadores levou ao cancelamento de um voo com impacto nas ligações, enquanto em Faro, onde a adesão foi de 9,5%, realizaram-se até agora todos os voos previstos.

No aeroporto de Porto Santo, não há registo de adesão a esta paralisação, adianta ainda a empresa.

Pelas 18h00, a ANA -- Aeroportos de Portugal deu conta de que, no aeroporto de Lisboa tinham sido cancelados 274 voos, adiantando que as companhias que operam com outras empresas de assistência que não a Groundforce, assim como as que operam no Terminal 2 do aeroporto de Lisboa mantinham a operação.

Em comunicado, a TAP avisou que a sua operação está a registar "significativos constrangimentos devido à greve da Groundforce, iniciada à meia-noite deste sábado, alerta que a situação deverá manter-se no domingo e pede aos clientes para verificarem online o estado do seu voo.

Este sábado é o primeiro dia da greve convocada pelo Sindicato dos Técnicos de Handling de Aeroportos (STHA), como protesto pela "situação de instabilidade insustentável, no que concerne ao pagamento pontual dos salários e outras componentes pecuniárias", nomeadamente o subsídio de férias.

O presidente do Sindicato dos Técnicos de Handling de Aeroportos, André Teives, disse hoje à Lusa que a adesão à greve dos trabalhadores da Groundforce ronda os 100% no aeroporto de Lisboa, estado apenas a funcionar os serviços mínimos.

A paralisação vai prolongar-se pelos dias 18 e 31 de julho, 1 e 2 de agosto.

A Groundforce é detida em 50,1% pela Pasogal e em 49,9% pelo grupo TAP, que, em 2020, passou a ser detido em 72,5% pelo Estado português.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+