Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Covid-19. Vacinação "Casa aberta" retomada hoje

16 jul, 2021 - 12:41 • Redação

A task-force adianta que, a partir de segunda-feira, 19 de julho, a modalidade "Casa Aberta” estará "condicionada apenas a utilização da vacina da Janssen, na prática, deixando de fora as mulheres com mais de 40 anos.

A+ / A-

Veja também:


A modalidade de vacinação Covid-19 "Casa aberta", sem necessidade de agendamento vai ser retomada a partir das 15h00 desta sexta-feira, para os utentes com 40 ou mais anos de idade.

A medida foi avançada pela "task-force" responsável pela coordenação do plano de vacinação em Portugal.

A modalidade "Casa aberta" esteve suspensa, temporariamente, depois de a vacinação com um lote de vacinas da Janssen ter recebido ordem para parar devido a vários casos de reações adversas em Mafra.

O Infarmed garantiu, na quinta-feira, a conformidade das vacinas da Janssen em distribuição em Portugal com as especificações do regulador europeu e anunciou que o lote suspenso na quarta-feira pode ser utilizado nos centros de vacinação.

"Casa aberta" só com vacinas da Janssen

A task-force adianta que, a partir de segunda-feira, 19 de julho, a "Casa Aberta” estará "condicionada apenas a utilização da vacina da Janssen, devendo para o efeito, os utentes terem em consideração o estipulado no ponto 2.b. da norma n.º 004/2021 da DGS".

A norma em causa recomenda a vacina da Janssen a homens com mais de 18 anos de idade. Na prática, a partir de segunda-feira, a modalidade de "Casa Aberta" estará disponível apenas para homens com mais de 40 anos, deixando de fora as mulheres entre os 40 e os 60 anos.

A "Casa Aberta" permite a toma de primeiras doses a utentes não estejam agendados, com idade igual ou superior a 40 anos e que não tenham sido infetados com Covid-19 nos últimos seis meses.

Os utentes devem dirigir-se ao Centro de Vacinação Covid correspondente ao Centro de Saúde onde estão inscritos, nos horários específicos para esta modalidade do respetivo centro de vacinação.

Os horários de funcionamento da “Casa Aberta” nos Centros de Vacinação COVID podem ser consultados no site da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Matriz de risco Covid-19

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+