Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Braga e Aveiro

Apreendida uma tonelada de produtos explosivos e mais de 20 mil artigos pirotécnicos

16 jul, 2021 - 08:14 • Lusa

Ações visaram oficinas pirotécnicas com atividade de fabrico, comércio e lançamento de fogo-de-artifício cuja autorização de exercício da atividade foi recentemente revogada.

A+ / A-

A PSP apreendeu mais de 20 mil artigos pirotécnicos e uma tonelada de produtos explosivos/matérias perigosas, nos distritos de Braga e Aveiro, no âmbito da operação “Pyro Control”, informou aquela força policial, esta sexta-feira.

Em comunicado, a PSP refere que a operação, que está a decorrer desde segunda-feira, visa fiscalizar os operadores económicos e cidadãos com atividade naquela área.

A PSP fez duas ações de fiscalização nos distritos de Aveiro e Braga que visaram oficinas pirotécnicas com atividade de fabrico, comércio e lançamento de fogo-de-artifício cuja autorização de exercício da atividade foi recentemente revogada, com a consequente obrigação legal de encerrar as instalações e proceder à alienação ou destruição de todos os produtos explosivos.

No âmbito das fiscalizações foram apreendidos 230 quilos de pólvora, 3.080 metros de cordão detonante, balonas e 21.071 unidades de fogos de artificio, 165 quilos de metais em pó e 650 quilos de matérias comburentes.

Foram registados dois autos de notícia pela prática do crime de desobediência, tendo duas pessoas sido constituídas arguidas e sujeitas a termo de identidade e residência.

Na nota, a PSP recomenda o cumprimento de todas as normas legais previstas na utilização de artigos de pirotecnia e fogo-de-artifício, quer pelos profissionais da área, quer por particulares, especialmente no que concerne às condições de transporte e armazenamento dos artigos pirotécnicos, por forma a minimizar o risco de acidentes para os próprios e/ou para terceiros.

Recomenda igualmente que sejam cumpridas as distâncias de segurança dos locais de lançamento, as suas instruções de funcionamento, bem como não tocar em artigos não deflagrados.

A PSP reitera que a informação sobre os locais licenciados de comércio e fabrico de artigos de pirotecnia e fogos-de-artificio poderá ser consultada no portal https://seronline.psp.pt/ ou em qualquer Núcleo de Armas e Explosivos da PSP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+