Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

ASAE apreende dispositivos ilegais de deteção de radares de velocidade à venda na Internet

06 jul, 2021 - 18:15 • Lusa

Apreensão foi feita pela Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal, que faz regularmente ações de vigilância e monitorização das ofertas de produtos e serviços através da Internet.

A+ / A-

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou esta terça-feira que apreendeu dispositivos ilegais de deteção de radares de velocidade à venda na Internet.

Em comunicado, a ASAE refere que a apreensão foi feita pela Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal, que faz regularmente ações de vigilância e monitorização das ofertas de produtos e serviços através da Internet.

A ASAE precisa que, durante estas ações de cibervigilância, foi detetada a oferta, em plataformas digitais de compra e venda, de dispositivos eletrónicos para colocação nos veículos automóveis, suscetíveis de revelarem a presença de radares de velocidade, fixos ou móveis, utilizados pelas forças de segurança no âmbito do Código da Estrada.

Esta autoridade avança que foram apreendidos dois dispositivos móveis detetores de radares, no valor de 950 euros, tendo sido instaurados os respetivos processos de contraordenação.

A ASAE relembra que, segundo o Código da Estrada, “é proibida a instalação e utilização de quaisquer aparelhos, dispositivos ou produtos suscetíveis de revelar a presença ou perturbar o funcionamento de instrumentos destinados à deteção ou registo das infrações”, sendo igualmente proibida a comercialização, importação, exportação ou qualquer forma de transação destes dispositivos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bruno
    06 jul, 2021 aqui 21:57
    Isto demostra que a preocupação das autoridades não é reduzir a velocidade e a sinistralidade mas sim caçar multas. Se o radar for colocado numa zona perigosa e se esse aparelho altertar o condutor para a necessidade de reduzir a velocidade, aquela zona seria mais segura. Mas autoridades preferem que os condutores infrijam o código da estrada de modo a que possam passar umas multas.

Destaques V+