Tempo
|
A+ / A-

Morreu António Coimbra de Matos, "figura incontornável da saúde mental"

01 jul, 2021 - 18:07 • Lusa

Médico psiquiatra, psicanalista e professor tinha 92 anos. Ao longo da carreira, recebeu vários prémios internacionais.

A+ / A-

O médico e professor António Coimbra de Matos, "incontornável figura da saúde mental", morreu esta quinta-feira, aos 92 anos, disse à Lusa uma fonte da família.

António Coimbra de Matos nasceu a 20 de dezembro de 1929, em Galafura, uma aldeia perto de Peso da Régua, mas foi em Lisboa que se formou e desenvolveu a sua carreira que se baseou em três eixos, resumidos pelo próprio: "Fiz-me psiquiatra, para não ter de ir ao psiquiatra; psicanalista, na procura de me entender; professor, com a finalidade de aprender", afirmava.

Licenciou-se, na capital, em Medicina, com especialização em psiquiatria, e dirigiu o Centro de Saúde Mental Infantil e Juvenil e o departamento de pedopsiquiatria do Hospital D. Estefânia, onde fez o seu trabalho hospitalar até se reformar.

Em 1982, iniciou a sua carreira de docente tornando-se, a partir de 1990, professor associado convidado do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), cujo site caracteriza o professor como "a mais incontornável figura da saúde mental em Portugal".

Além de ter escrito vários artigos e livros, António Coimbra de Matos foi fundador e presidente de diversas sociedades científicas, nomeadamente da Sociedade Portuguesa de Psicossomática, da Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica e ainda do Colégio de Psiquiatria da Infância e Adolescência da Ordem dos Médicos.

Nos últimos anos de vida, desenvolveu a sua atividade na Sociedade Portuguesa de Psicanálise (SPP), como analista didata e presidente da comissão de ensino.

Mais do que médico e professor, António Coimbra de Matos procurou investir no ensino e formação de novos psicanalistas e promover o trabalho científico desenvolvido pela SPP, tendo recebido vários prémios, nomeadamente, internacionais, como o "Distinguished Psychoanalytic Educator Award 2012".

O corpo vai estar em câmara-ardente na Igreja São João de Deus, na Praça de Londres, esta sexta-feira, a partir das 16h30, e o funeral será no Cemitério dos Olivais, este sábado, às 12h00.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+