Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Covid-19: Maiores de 60 anos com vacinação completa da Astrazeneca em dez dias

01 jul, 2021 - 17:45 • Lusa

Noticia avançada pela ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva. Vacinação das faixas etárias mais jovens arranca para a semana.

A+ / A-

Veja também:


As pessoas com mais de 60 anos que estavam à espera de levar a segunda dose da vacina da Astrazeneca deverão estar todas vacinadas dentro de dez dias, anunciou, esta quinta-feira, a ministra da Presidência.

A vacinação completa dos mais de 60 anos estava prevista para a última semana deste mês, mas, com o encurtamento do prazo de 12 para as oito semanas entre as duas tomas vacina da Astrazeneca e a aceleração do ritmo de vacinação, esse prazo foi antecipado, disse Mariana Vieira da Silva, em conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros.

“Temos hoje condições para dizer que, neste cenário, as pessoas com mais de 60 anos vacinadas com a vacina Astrazeneca, que estavam à espera da segunda dose, poderão estar todas vacinados no dia 11 de julho”, avançou a ministra.

Para Mariana Vieira da Silva, esta situação significa “uma aceleração significativa no calendário” que estava previsto e corresponde ao esforço de proteger os que “são mais frágeis perante este vírus, que correm mais riscos de hospitalização”.

A ministra elucidou ainda que “a incidência nos vacinados é muito menor do que nos não vacinados” e, por isso, todos devem ser vacinados na sua vez para evitar a doença grave, a hospitalização e a morte, mas também para reduzir o peso da doença Covid-19.

Jovens entre os 18 e os 29 anos começam a ser vacinados a 4 de julho

Segundo a ‘task force’ da vacinação, as pessoas entre os 18 e os 29 anos começam a ser vacinadas contra a Covid-19 na próxima semana, estando a ser analisadas estratégias para convencer os mais jovens a vacinarem-se.

“A semana que se inicia a 4 de julho é a data estimada para o início da vacinação, por ordem decrescente, da faixa etária dos 18 aos 29 anos”, adiantou à Lusa fonte da estrutura que coordena a logística da vacinação.

“Atualmente, estão em estudo algumas ações que poderão vir a ser implementadas para apelar os mais jovens à vacinação”, afirmou ainda a 'task force' coordenada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo.

Questionada sobre as medidas que poderão ser tomadas para levar os jovens a vacinarem-se, a ministra apontou que o certificado de vacinação é um incentivo: “Quando aprovamos a possibilidade de o certificado de vacinação ser condição de acesso a concertos, a estabelecimentos, e sendo esta uma regra que o Governo pretende alargar a outros estabelecimentos e outras situações, isso é visto como um incentivo à vacinação”, explicou.

Segundo os dados de terça-feira da Direção-Geral da Saúde, 6% da faixa etária entre os 18 e os 24 anos (49.206 pessoas) já receberam a primeira dose da vacina e 5% (35.621) têm a vacinação completa.

Em Portugal, já morreram 17.101 pessoas e foram confirmados 882.006 casos de infeção, desde o início da pandemia, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+