Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Tomou primeira dose da AstraZeneca até 25 de abril? Pode tomar a segunda até domingo

30 jun, 2021 - 13:16 • Lusa

Informação surge depois de ter sido reduzido de 12 para oito semanas o intervalo entre as doses na vacina da AstraZeneca.

A+ / A-

Veja também:


As pessoas que foram vacinadas com a primeira dose da AstraZeneca até 25 de abril devem dirigir-se até domingo ao mesmo centro de vacinação para receber a segunda dose, informou fonte da "task force" do plano de vacinação.

Esta informação surge após ter sido reduzido de 12 para oito semanas o intervalo entre as doses na vacina da AstraZeneca.

Segundo a fonte, na Área Metropolitana de Lisboa (AML) o funcionamento dos centros de vacinação para a toma da segunda dose da AstraZeneca é, globalmente, das 17h00 às 21h00 (alguns podem encerrar às 20h00) e, na Área Metropolitana do Porto (AMP), das 17h00 às 20h00.

Contudo, explica a "task force", há alguns centros na AMP que poderão igualmente funcionar até às 21h00, pelo que se aconselha a consulta de horários na página da Administração Regional de Saúde do Norte.

Para os restantes centros de vacinação no país, os utentes devem consultar o respetivo horário localmente.

Na próxima semana (de 5 a 11 de julho), serão os utentes que foram vacinados com a primeira dose entre 26 de abril e 16 de maio que se devem dirigir ao centro de vacinação. Quem recebeu a primeira dose entre 17 e 23 de maio deve tomar a segunda após 12 de julho.

Questionada pela Lusa, a mesma fonte afirmou que as duas doses das diversas vacinas devem ser administradas no mesmo centro de vacinação. Não está prevista a possibilidade de, em período de férias, as pessoas poderem levar a segunda dose em local diferente.

De acordo com o mais recente relatório semanal da vacinação Covid-19, divulgado pela Direção-Geral de Saúde (DGS), mais de metade da população portuguesa (53%) já foi vacinada com pelo menos uma dose. Equivale a mais de 5,3 milhões de pessoas.

Segundo o documento, 5.335.683 pessoas já receberam pelo menos uma dose e 3.295.132 têm a vacinação completa, o que representa 32% da população.

Desde o início do plano de vacinação contra a Covid-19, a 27 de dezembro de 2020, Portugal já recebeu mais de 9,5 milhões de vacinas, com 8,3 milhões já distribuídas pelos postos de vacinação do território continental e pelas duas regiões autónomas.

Em Portugal, morreram 17.092 pessoas de 877.195 casos de infeção pelo novo coronavírus, de acordo com o mais recente boletim da DGS.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    30 jun, 2021 Palmela 15:48
    Pra quem ja tem cara de chimpamze nao se nota muito! O pior sao os bonitinhos ficam muito desfigurados!

Destaques V+