Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PJ desmantela grupo que introduzia haxixe em Portugal por via marítima

30 jun, 2021 - 11:19 • Marta Grosso

Entre os materiais apreendidos estão 220 quilos de haxixe, mais de um milhão e 600 mil euros em notas, uma arma e uma moto de água.

A+ / A-

A Polícia Judiciária deteve cinco homens e conseguiu desarticular uma estrutura criminosa que se dedicava à introdução de significativas quantidades de haxixe no país e operava nas regiões de Lisboa, Alentejo e Algarve.

De acordo com o comunicado enviado à Renascença, a “complexa investigação” a esta rede decorreu “no último ano”, tendo, nos últimos dois meses, dado origem à “Operação Centro Sul”, que levou à detenção dos suspeitos – todos eles já referenciados por tráfico de estupefacientes – e à apreensão de material diverso.

Das apreensões fazem parte: 220 quilos de haxixe, 1.266.830 € (um milhão duzentos e sessenta e seis mil oitocentos e trinta euros) em notas do Banco Central Europeu, uma arma de fogo, cinco viaturas ligeiras, cinco motociclos, uma moto de água, uma grande quantidade de telemóveis e diversa documentação.

Foram ainda apreendidos diversos objetos relacionados com o transporte de estupefacientes por via marítima, designadamente seis motores fora de borda, de 350 cavalos de potência cada, 1160 bidões aptos a transportar combustível, vários telefones-satélite, entre outros equipamentos destinados à navegação marítima.

Os detidos são portugueses e têm idades entre os 26 e os 33 anos. Depois de presentes a tribunal, dois ficaram em prisão preventiva, um com obrigação de permanência na habitação com pulseira eletrónica, tendo aos restantes sido aplicadas medidas de coação não detentivas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+