Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

incêndios

País conta com 230 postos postos de vigia

29 jun, 2021 - 08:26 • Lusa

A fase mais crítica de incêndios vai começar na quinta-feira com um novo reforço de meios de combate.

A+ / A-

A Rede Nacional de Postos de Vigia da GNR para vigilância e deteção de incêndios rurais é reforçada com a entrada em funcionamento de mais 153, passando a estar ativos em todo o país 230 postos.

Estes 153 novos postos de vigia fazem parte da rede secundária e vão juntar-se aos 77 que já estavam em funcionamento desde 7 de maio.

No total e durante a época mais crítica de fogos, até 15 de outubro, vão estar ativos 230 postos com 920 operadores, que asseguram o funcionamento 24 horas por dia.

A Rede Nacional de Postos de Vigia é coordenada pela Guarda Nacional Republicana, integra o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais de 2021 e assegura em todo o continente as funções de deteção fixa de ocorrências de incêndios.

A fase mais crítica de incêndios vai começar na quinta-feira com um novo reforço de meios de combate, passando a estar operacionais, até 30 de setembro, 12.058 operacionais, 2.795 equipas, 2.656 veículos e 60 meios aéreos.

Dados provisórios do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas dão conta de que se registaram, entre 1 de janeiro e 28 de junho, 3.524 incêndios rurais que resultaram em 10.902 hectares de área ardida, 73% dos quais referente a matos, 20% a povoamentos florestais e 6% a terrenos agrícolas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+