Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Marta Temido: Metas de imunidade de grupo devem ser "revistas"

29 jun, 2021 - 14:42 • Lusa

Variante Delta inspira "bastante cautelas e cuidados" e constitui "um motivo de preocupação, diz a ministra da Saúde.

A+ / A-

Veja também:


A ministra da Saúde, Marta Temido, defende que as metas sobre a imunidade de grupo à covid-19 têm de ser "revistas e atualizadas" face à dinâmica da transmissão da infeção e a emergência de novas variantes como a Delta.

O mais recente relatório de situação sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal, divulgado pelo INSA, revela que a variante Delta, associada inicialmente à Índia, teve "uma subida galopante" na frequência relativa a nível nacional, mas a sua distribuição "é ainda muito heterogénea entre regiões".

Questionada à margem da cerimónia de inauguração da Nova Ala do Serviço de Radioterapia do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, sobre esta situação a ministra afirmou que a variante Delta inspira "bastante cautelas e cuidados" e constitui "um motivo de preocupação.

"Portugal (...) infelizmente tem tido uma entrada precoce desta variante e, portanto, nós estamos agora com os nossos números diários a mostrarem aquilo que é um aumento do número de novos casos", com cerca de 1.300 por dia nos últimos sete dias", afirmou.

Além disso, o índice de transmissibilidade (Rt), "apesar de estar a ceder ligeiramente" no país ainda é "muito elevado", acima de 1 há mais de 30 dias, o que, segundo a ministra, deixa o país numa situação "especialmente frágil" e a precisar do "comportamento de todos".

Para Marta Temido, a vacinação pode ajudar a conter os casos e a infeção nas pessoas mais vulneráveis, mas advertiu que "mais casos" vão levar a que "a mesma fração percentual" desse maior número de casos precise de hospitalização e eventualmente de cuidados intensivos e tenham "um desfecho fatal".


A propósito da possível revisão da percentagem de vacinados para atingir a imunidade de grupo, que é estimada em 70% da população em Portugal, afirmou que "as informações sobre quando será atingida a imunidade de grupo têm de ser revistas e atualizadas face àquilo que é a própria dinâmica da transmissão da infeção e a emergência de novas variantes".

"Neste momento, o que se sabe é que a variante Delta "é mais agressiva" quando existe apenas uma dose de vacina administrada. Também sabemos que não basta ter a administração das duas doses de vacina, é necessário que haja um período de tempo que passe sobre a segunda administração", elucidou.

Salientou ainda que a vacinação confere uma probabilidade de "maior proteção", mas que "não é por si só" uma garantia de que as pessoas não possam ser infetadas, devendo por isso serem mantidos todos os comportamentos de proteção pela população, que se deve capacitar que o terá que fazer por "um período ainda mais longo".

Questionada sobre a possibilidade de a vacina contra a covid-19 ser integrada no programa nacional de vacinação, a ministra referiu que Portugal, como os demais países da União Europeia, acordaram a necessidade de realizar uma compra conjunta de vacinas para 2022 e para 2023, de cerca de 900 milhões de doses, o que leva a estimar que sejam necessárias mais revacinações.

"Admite-se que pessoas que tenham uma imunidade mais frágil, os mais idosos, possam precisar mais de uma repetição da vacina do que outros, mas, uma vez mais, não podemos esquecer-nos que estamos a falar de um vírus novo, de uma doença nova, de uma vacina nova e que as respostas pelas quais ansiamos precisam de tempo para ser formuladas pela ciência", declarou.

Sobre as críticas de autarcas de pessoas que faltam ao agendamento da vacinação e se este comportamento pode comprometer a imunidade da população, Marta Temido reconheceu ser uma situação que preocupa.

"Naturalmente [que as faltas] nos preocupam, porque uma oportunidade de vacinação nunca deve ser desperdiçada seja com a vacina contra a covid.19 seja em relação a qualquer outra vacina", vincou.

Segundo a ministra, o que se está a notar é que as faixas etárias mais jovens têm "menor perceção do risco" e, como tal, "têm maior reação à oportunidade da vacinação", uma situação que cabe a todos esclarecer que "é uma oportunidade perdida", que deve ser contrariada.

Portugal regista esta terça-feira mais seis mortes por Covid-19 e 1.746 novos casos, avança o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

É o maior número de novos casos de infeção desde 19 de fevereiro, ou seja, em mais de quatro meses.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+