Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PSD. Aulas suspensas no Algarve é "falta de respeito" pelos pais

28 jun, 2021 - 09:53 • Redação com Lusa

Autoridade de Saúde Regional do Algarve explicou que a decisão teve como base "o princípio da precaução", devido à existência de "816 casos confirmados ativos de Covid-19" na região.

A+ / A-

Os deputados algarvios do PSD vão interpelar o Governo, com carácter de urgência, sobre a suspensão das aulas presenciais em cinco municípios do Algarve. Dizem que esta medida, anunciada ontem ao final do dia, mostra desrespeito pelos pais, uma vez que põe em causa os que trabalham, muitos deles não têm onde deixar os filhos.

Ouvido na Renascença, Cristóvão Norte não entende a decisão da entidade de saúde regional uma vez que os casos de Covid-19 nos estabelecimentos de ensino visados, são muito reduzidos.

A Autoridade de Saúde Regional do Algarve determinou no domingo a suspensão das aulas presenciais do 1.º e 2.º ciclos, a partir desta segunda-feira, nos municípios de Albufeira, Faro, Loulé, Olhão e São Brás de Alportel, devido à "gravidade da situação" epidemiológica.

Em comunicado, os deputados do PSD eleitos pelo Algarve consideram que a decisão "é reveladora de uma intolerável e gritante falta de respeito pelos pais", por desestruturar a organização familiar nas próximas semanas, "pondo em causa pessoas que trabalham, muitas que não têm com quem deixar os filhos".

Para os parlamentares, a medida é também reveladora "da ausência de previsão do Estado e da opacidade no processo decisório, bem como de tempo e modo que confundem as pessoas, são fator de desconfiança e abalam a autoridade do Estado".

Os deputados dizem desconhecer o fundamento da decisão, se é estritamente necessária, por não estar a ser adotada noutras regiões com uma evolução idêntica da pandemia, como Lisboa, e questionam "qual foi o aconselhamento científico que a motivou".

Cristóvão Norte, Rui Cristina e Ofélia Ramos questionam ainda como é que "uma medida avulsa, desacompanhada de articulação com outros domínios da vida em sociedade, se reveste de um tal efeito útil que compense os prejuízos que se projetam na vida das pessoas".

Em comunicado, a Autoridade de Saúde Regional do Algarve explicou que a decisão teve como base "o princípio da precaução", devido à existência de "816 casos confirmados ativos de covid-19" na região.

Segundo aquela autoridade, a taxa de incidência a 14 dias por 100 mil habitantes era de 583 em Albufeira, 329 em Faro, 448 em Loulé, 403 em Olhão e 326 em São Brás de Alportel.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+