Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vacinação indevida no Porto. "Task force" faz participação à Judiciária

25 jun, 2021 - 11:05 • Redação

Coordenador da "task force" diz que este é um caso de indisciplina e desobediência. "Nunca tive um caso desta dimensão. É a primeira vez." A diretora do Agrupamento dos Centros de Saúde do Porto Oriental terá sido suspensa.

A+ / A-

Veja também:


O coordenador da "task force" participou à Polícia Judiciária o caso de vacinação indevida a maiores de 18 anos, no Porto, quando o processo ainda está aberto apenas a maiores de 35 anos.

"Tentámos recolher dados sobre a situação e mal tivemos o mínimo de dados, fizemos uma participação ao nosso contacto da Polícia Judiciária e à Inspeção-Geral da Saúde, para fazer uma investigação", confirmou.

O vice-almirante Gouveia e Melo diz que este é um caso de indisciplina e desobediência e configura uma situação que até agora não tinha acontecido em Portugal.

"Tenho uma equipa que regista todos os eventos suspeitos, mas nunca tive um caso desta dimensão. É a primeira vez e consagra uma desobediência clara ao plano. Alguém com responsabilidade resolve vacinar pessoas que neste momento não estão elegíveis", referiu Gouveia e Melo, na RTP.

Revelou ainda que a Inspeção-Geral de Atividades em Saúde já está também a investigar o caso e que ele próprio já questionou a Administração Regional de Saúde do Norte sobre este incidente.

Referiu ainda que não pode "demitir as pessoas, obviamente", mas garantiu ter pedido "à estrutura para tirar as consequências rapidamente. Tem de haver disciplina", sublinhou o vice-almirante.

"Alguém, com responsabilidade, resolve inovar e vacinar pessoas que não estão, neste momento, elegíveis para vacinação. Ninguém está livre, numa organização, de alguém de dentro resolver fazer uma coisa deste género".

Uma das pessoas que terá sido indevidamente vacinada é a filha de 18 anos da apresentadora de televisão Maria Cerqueira Gomes. Segundo as explicações que a apresentadora de televisão deu nas redes sociais, em várias zonas do Porto terá sido aberta a possibilidade de vacinação sem marcação e sem limites de faixas etárias.

De acordo com a SIC Notícias, a diretora do Agrupamento dos Centros de Saúde do Porto Oriental foi suspensa. No entanto, contactada pela Renascença, a ARS Norte não confirma esta suspensão. Fonte da ARS Norte explica que foi aberto um processo de inquérito para saber o que aconteceu e esclareceu que os centros de saúde da região receberam indicação para, de segunda a sexta-feira, entre as 17h00 e as 19h30, realizarem vacinação contra Covid em regime de casa aberta, mas apenas para as faixas etárias previstas.

Desde o início da pandemia em Portugal, em março de 2020, já morreram 17.079 pessoas e foram confirmados 869.879 casos de infeção, de acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde.

[notícia atualizada 12h26]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge Manuel Ribeirode Sousa Sousa
    25 jun, 2021 Rio Tinto 16:17
    Se a estupidez pagasse imposto estávamos safos! A senhora do centro de vacinação armou-se em esperta; a tal de Maria Cerqueira Gomes tinha de postar no Facebook! Arre! É muita palermice junta.
  • Joaquim
    25 jun, 2021 Paredes 12:59
    A Maria Cerqueira Gomes é o clube dela, quer ir à frente dos outros contornando a lei! No caso do clube dela, quer que as arbitragem os favoreçam e que prejudique os outros!
  • Ivo Pestana
    25 jun, 2021 Funchal 12:45
    Para a burríce não é necessário a PJ.
  • Filipe
    25 jun, 2021 évora 12:30
    Já tiveram tempo para elaborar uma Lei que incida em Pandemia , andam a lixar os Portugueses com Leis dos Terramotos e Incêndios . O Estado de Emergência não existe mais , mas continuam a Suspender a Democracia Portuguesa com decisões fascistas totalitárias . Acho melhor chamarem a NATO e não a Judiciária .
  • Maria Santos
    25 jun, 2021 Lisboa 10:39
    Ah!ah! Isto é uma (ainda) pálida conseqüência da falta de organização/respeito/autoridade a que as criança e jovens deste país estão habituados na maioria das escola e com o reforço por parte de algumas famílias.

Destaques V+