Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Google nega partilha de dados que recebe de sites do SNS, GNR ou PSP

25 jun, 2021 - 14:52 • Cristina Nascimento

Gigante tecnológica assegura ainda que não utiliza estes dados para criar perfis de publicidade ou fazer segmentação de anúncios.

A+ / A-

A Google garante que não partilha com terceiros dados recebidos através de alguns sites do estado como o SNS.24 ou o SNS.gov.pt.

“Qualquer dado enviado por meio do Google Analytics ou Tag Manager pertence ao cliente. A Google não processa, utiliza os dados ou os partilha com terceiros, exceto no que é necessário para oferecer o serviço”, diz o porta-voz da Google, em resposta escrita à Renascença.

Em causa está a notícia avançada esta sexta-feira pelo “Expresso”. O semanário assegura que os dados que os cidadãos partilham no agendamento da vacinação contra a Covid-19 ou na marcação de uma consulta são enviados para exploração comercial da Google.

Ainda segundo o semanário, essa partilha de dados acontece também nos sites do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP), da Assembleia da República, da GNR e da PSP, o Autenticação.gov.pt e ainda o mais recente Ivaucher.pt.

Nestas declarações escritas enviadas à Renascença, o porta-voz da Google assegura ainda que estes dados também não são usados para criar “perfis de publicidade”, nem para “segmentar anúncios”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+