Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

SEF

Dois menores raptados pelo pai em França intercetados no Porto

22 jun, 2021 - 10:51 • Lusa

As crianças terão sido raptadas em julho de 2020, depois de o tribunal ter decidido colocá-los sob custódia dos Serviços Sociais franceses.

A+ / A-

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) detetou, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro (Maia, distrito do Porto), dois menores de nacionalidade italiana que tinham sido raptados pelo pai em França, informou aquele organismo nesta terça-feira.

Em comunicado, o SEF esclarece que os menores, de 11 e 13 anos, foram detetados na segunda-feira no controlo documental de saída do voo com destino a Marraquexe, quando se preparavam para viajar na companhia do pai e de um outro irmão mais novo.

"De acordo com informações entretanto recolhidas pelo SEF, os menores terão sido subtraídos pelo pai, em julho de 2020, aquando da decisão judicial de colocá-los sob custódia dos Serviços Sociais franceses", refere a mesma nota.

Segundo o SEF, os menores desaparecidos eram alvo de medida cautelar emitida por França, com a indicação de "tomar todas as medidas necessárias para a proteção do menor e trazê-lo perante as autoridades competentes".

Tendo em conta as referidas medidas cautelares, as crianças foram presentes no Tribunal de Família e Menores de Matosinhos por elementos do SEF.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+