Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

10 de Junho

Madeira “já tinha saudades” das comemorações do 10 de Junho, diz bispo

10 jun, 2021 - 00:52 • Susana Madureira Martins , Filipe d'Avillez

Marcelo Rebelo de Sousa está na Madeira para as celebrações que também recordarão os 600 anos da descoberta do arquipélago.

A+ / A-

Na Madeira “já tínhamos saudades”, de receber as comemorações do 10 de Junho, desabafa o bispo do Funchal.

Em declarações à Renascença, D. Nuno Brás recorda que o arquipélago foi palco das celebrações nos anos oitenta do século passado e ao longo dos últimos dois anos também foram adiados os festejos dos 600 anos da descoberta do arquipélago.

“Já aqui tinha acontecido uma celebração do 10 de Junho, creio que em 82, mas já estávamos com saudades deste afirmar de que a Madeira é Portugal, com toda a sua autonomia e não se compreende hoje a Madeira sem a autonomia. O Portugal que vivemos e que temos é este, com as autonomias regionais, e que bom que é! Mas ao mesmo tempo também a Madeira não se compreende sem o todo nacional e, portanto, as celebrações do 10 de Junho aqui são uma oportunidade para manifestar isso mesmo”, diz.

“Depois, são também uma oportunidade para celebrar os 600 anos da descoberta da Madeira, celebrações que deviam ter sido há dois anos, mas não foram por uma série de motivos, o ano passado foi a pandemia e à terceira foi de vez.”

Para D. Nuno Brás esta é ainda uma oportunidade de reconhecer a situação privilegiada que a Madeira tem tido ultimamente, em termos de pandemia. “É também reconhecer uma situação muito privilegiada que a Madeira tem tido em relação a esta pandemia, de relativamente poucos casos diários e da existência de poucos casos de Covid, o que nos dá uma certa possibilidade também de fazer as celebrações com alguma à vontade, que não teríamos se fosse em Lisboa, por exemplo.”

Marcelo Rebelo de Sousa escolheu a Madeira para a habitual cerimónia e parada militar que começa às 11h, na Avenida do Mar, na marginal do Funchal

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+