Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Covid-19

Teste à Covid-19 obrigatório para aceder a alguns eventos desportivos

09 jun, 2021 - 15:12 • Redação

Mariana Vieira da Silva confirma que limitação da lotação dos espaços a 1/3 da sua capacidade e com lugares obrigatoriamente marcados. O Governo aguarda por definição da Direção-Geral da Saúde sobre o número de pessoas a partir do qual será obrigatória a apresentação de teste negativo.

A+ / A-

O Governo, pela ministra Mariana Vieira da Silva, anuncia que será necessário apresentar um teste negativo à Covid-19 para aceder a determinados eventos desportivos, culturais e familiares.

Os estádios e pavilhões podem abrir ao público, a partir de 14 de junho, como tinha já informado António Costa, com lotação restrita a 33% e com lugares marcados, mas há determinados eventos que poderão ser acessíveis, mediante a apresentação de um teste com resultado negativo.

A ministra da Presidência esclarece que "a Direção-Geral da Saúde vai determinar o número de pessoas a partir do qual será exigido teste para acesso a esses eventos". "O número será determinado pela DGS. A partir do momento em que a norma for publicada, os testes serão obrigatórios", reforça.

A situação sofrerá uma evolução, a partir de 1 de julho, quando o Certificado Verde Digital (CVD) for uma realidade em Portugal. O CVD que funcionará como comprovativo de vacinação, recuperação da Covid ou de testagem, e será suficiente para aceder aos eventos que a DGS determine como obrigatória a apresentação de uma prova "covid-free".

"Enquanto [o CVD] não existe, o comprovativo terá ser apresentado através do resultado de um teste", sublinha Mariana Vieira da Silva, em conferência de imprensa, esta quarta-feira, após o Conselho de Ministros.

O público pode regressar aos recintos desportivos a 14 de junho, mas aguarda-se pelo anúncio da DGS para perceber em que eventos será necessária a realização de teste. O Governo renovou a situação de calamidade até 27 de junho.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+