Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

GNR apreendeu mais de quatro milhões de euros em artigos pirateados

08 jun, 2021 - 09:42 • Lusa

O balanço refere-se aos anos 2019 e 2020. A quase totalidade dos artigos contrafeitos são considerados de alto risco para os consumidores, alerta a Guarda.

A+ / A-

Mais de 340 mil artigos foram apreendidos em 2019 e 2020, com um valor superior a quatro milhões de euros, pela Guarda Nacional Republicana (GNR), que alerta para os efeitos nefastos da contrafação e da pirataria.

Em comunicado, a GNR, no âmbito das comemorações associadas ao Dia Mundial Anti-Contrafação (assinalado em 5 de junho), alerta a população para o forte impacto da contrafação e pirataria ao nível económico e social.

No âmbito da efeméride, a GNR pretende igualmente sensibilizar a população para a importância dos Direitos da Propriedade Intelectual.

De acordo com a GNR, a contrafação e a pirataria têm forte impacto a nível económico e social, com repercussões graves no funcionamento dos mercados e da competitividade das economias. .

"Além da vertente económica, estes efeitos negativos fazem-se ainda sentir no domínio social, na medida em que a contrafação pode originar o aumento do trabalho clandestino que, na sua maioria, é operado em condições degradantes e com recurso à mão-de-obra infantil, sendo ainda frequente que a contrafação esteja associada a outros fenómenos criminais", alerta a GNR.

Na nota, a GNR destaca também que a contrafação pode colocar em risco a segurança e a saúde dos consumidores, uma vez que 97% dos artigos contrafeitos são considerados de alto risco por terem substâncias químicas e por poderem originar incêndios ou lesões nos consumidores.

"Além disso, os produtos contrafeitos não são submetidos aos mesmos testes rigorosos a que estão sujeitos os produtos genuínos e, logo, não garantem a segurança e saúde dos consumidores, nomeadamente no setor farmacêutico, automóvel, alimentar, brinquedos ou cosmética e higiene pessoal", refere ainda a GNR.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+