Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Açores

Covid-19: Vacinação em massa arrancou na ilha de Santa Maria

06 jun, 2021 - 16:35 • Lusa

A partir do próximo dia 10, a operação desenvolve-se nas ilhas das Flores, da Graciosa, de São Jorge e do Pico, as restantes ilhas do arquipélago que não dispõem de hospital.

A+ / A-

Veja também:


A vacinação contra a covid-19 em massa nas cinco ilhas dos Açores que não têm hospital arrancou este domingo de manhã na ilha de Santa Maria, no âmbito da operação "Periferia", revelou a Autoridade de Saúde Regional (ASR).

Segundo um comunicado da ASR, esta operação prevê a vacinação de 1.872 pessoas naquela ilha, aumentando para 4.233 o número de pessoas inoculadas com a primeira dose, correspondente a 82,68 por cento da população vacinável da ilha.

"Após esta operação, o processo decorrerá a cargo da Unidade de Saúde de ilha, tendo em conta a administração das segundas doses da vacina, e a curta franja da população incontactável até ao momento", adianta a Autoridade de Saúde Regional, referindo que essa situação deverá resultar da falta de atualização de dados no Centro de Saúde.

A operação "Periferia" que este domingo se iniciou em Santa Maria, comporta uma equipa militar, chefiada por um farmacêutico, e inclui dois médicos e cinco enfermeiros.

A esta equipa, que se deslocará a outras quatro ilhas do arquipélago, o Serviço Regional de Saúde junta outros cinco enfermeiros, bem como um contingente variado de profissionais de saúde em cada uma dessas ilhas.

Para esta operação, orientada pelo coordenador da vacinação nos Açores, Pedro Monjardino, o Serviço Regional de Saúde conta com o apoio das Forças Armadas, do Serviço Regional de Proteção Civil, da Ordem dos Enfermeiros e das Unidades de Saúde de Ilha.

A partir do próximo dia 10, a operação desenvolve-se nas ilhas das Flores, da Graciosa, de São Jorge e do Pico, as restantes ilhas do arquipélago que não dispõem de hospital.

O diretor regional da Saúde, Berto Cabral, acompanha presencialmente o desenrolar desta operação, e o secretário regional da Saúde, Clélio Meneses, estará também presente em determinados momentos do processo.

O presidente do Governo dos Açores, acompanhado pelo ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, e pelo coordenador nacional da task force para a vacinação contra a covid-19, vice-almirante Gouveia e Melo, visitam esta segunda-feira, pelas 11h00 locais (12h00 em Portugal Continental), o Centro de Vacinação instalado no quartel dos bombeiros voluntários de Vila do Porto, em Santa Maria.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 4 de junho, foram administradas nos Açores 146.999 doses de vacina contra a covid-19, correspondentes a 92.036 pessoas com 16 ou mais anos com a primeira dose, e 54.963 pessoas com ambas as doses, no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+