Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Mau tempo. Ministério da Agricultura disponibiliza 3 milhões de euros para cobrir prejuízos

04 jun, 2021 - 22:25 • Lusa

Linha de crédito visa apoiar as explorações agrícolas de Vila Real, Castelo Branco e Fundão atingidas por intempéries recentes e "pretende reforçar a capacidade dos produtores para fazer face aos prejuízos", adiantou a tutela em comunicado.

A+ / A-

O Ministério da Agricultura anunciou esta sexta-feira a disponibilização de uma linha de crédito de três milhões de euros para apoiar as explorações agrícolas de Vila Real, Castelo Branco e Fundão atingidas por intempéries recentes.

Esta linha de crédito “pretende reforçar a capacidade dos produtores para fazer face aos prejuízos, ao mesmo tempo que permite superar dificuldades de tesouraria ou de fundo de maneio”, adiantou o ministério de Maria do Céu Antunes em comunicado.

Para os produtores de Vila Real atingidos pela queda de granizo em 31 de maio, e à semelhança com o que aconteceu no caso de uma tempestade semelhante em 9 e 10 de abril em Castelo Branco e no Fundão, o ministério anunciou agora que “vai prestar apoio no âmbito dos custos relativos aos tratamentos fitossanitários de vinhas, culturas hortícolas, culturas permanentes, pomares e pequenos frutos”.

Esse apoio destina-se ao “rápido restabelecimento da capacidade produtiva, mediante um protocolo a celebrar com o município de Vila Real”, avança o comunicado.

O ministério adianta ainda que o levantamento feito em Vila Real pela Direção Regional de Agricultura e Pescas (DRAP) do Norte “não identificou situações de danos associados a estruturas produtivas que possam requerer a realização de investimentos físicos para a sua recuperação”, razão pela qual a medida de restabelecimento do potencial produtivo não poderá ser acionada.

“Existem outros instrumentos para fazer face a este tipo de situações, sendo que o Ministério da Agricultura tem vindo a apoiar os prémios dos seguros de colheita, através da medida 6.1.1 – Seguros do PDR2020 e do Programa de Apoio ao Setor do Vinha, de modo a reduzir os encargos para o agricultor, permitindo segurar a produção e garantindo uma indemnização em caso de sinistro de origem meteorológica”, refere o comunicado.

De acordo com a mesma fonte, este ano, o ministério da procedeu a uma revisão do Regulamento do Seguro de Colheitas e da Compensação de Sinistralidade, aumentando a bonificação atribuída para, no caso da vinha, até 80% e, nas restantes culturas, até 70% do prémio de seguro.

Nas campanhas de 2018, 2019 e 2020, o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) procedeu ao pagamento de cerca de 45,7 milhões de euros de apoio aos prémios de seguro contratados no âmbito dos seguros de colheitas, referiu o governo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+