Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Porto de Sines. Contentor com carvão escondia mais de 800 quilos de cocaína

01 jun, 2021 - 11:59 • Carla Caixinha

À vista desarmada a droga confundia-se com pedaços de carvão, pois foi transformada na origem através de um processo químico normalmente utilizado por cartéis colombianos e mexicanos. Foram detidas três pessoas.

A+ / A-

Uma operação da Polícia Judiciária e da Unidade de Drogas e Crime Organizado espanhol contra o tráfico internacional de estupefacientes por via marítima identificou no Porto de Sines dois contentores de carvão provenientes da América Latina – um escondia cocaína em sacos.

A “Operação Carvão” permitiu desmantelar “uma das mais importantes organizações criminosas de distribuição de cocaína no País Basco”, segundo a nota enviada à redação.

Num primeiro olhar a droga confundia-se com pedaços de carvão, pois foi transformada na origem através de um processo químico normalmente utilizado por cartéis colombianos e mexicanos na dissimulação da cocaína.

“No decurso da investigação, que em Portugal se iniciou há mais de um ano, foi recolhida informação de que a referida organização poderia estar a efetuar importações de através de portos marítimos nacionais, o que, em articulação com a Autoridade Tributária e Aduaneira, acabaria por levar à identificação e localização, por parte desta autoridade, no Porto de Sines, de dois contentores de carvão provenientes de um país da América Latina num dos quais se ocultava uma importante quantidade de cocaína acondicionada em várias dezenas de sacos dos mais de mil e trezentos, que acondicionavam o carvão”, descreve a mesma nota.

Foi montada um entrega controlada. Assim, os contentores foram seguidos durante mais de 800 km até ao seu destino final, um armazém na cidade de Medina del Campo, na região de Castilla y León, em Espanha.

Foram aprendidos 862 quilos de cocaína e detidos três homens, entre eles o alegado líder da organização criminosa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+