Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Greve no SEF. Governo anuncia requisição civil

27 mai, 2021 - 16:02 • Paula Caeiro Varela com Redação

O ministro da Administração Interna, considera "absolutamente irresponsável e inaceitável" a greve anunciada por um dos sindicatos do SEF.

A+ / A-

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, revelou esta quinta-feira no parlamento que o Governo decidiu decretar a requisição civil para impedir a greve de duas semanas dos Serviço de Estrangeiro e Fronteiras.

"O conselho de ministros hoje decidiu proceder à requisição civil dos trabalhadores da área de inspeção e fiscalização do SEF, que exercem funções nos aeroportos", afirmou.

Eduardo Cabrita defendeu que em causa está "uma preocupação de segurança nacional, de salvaguarda daquilo que são as obrigações do Estado português".

Na interpelação marcada pelo CDS sobre a reforma do SEF, o ministro da Administração Interna considerou "absolutamente irresponsável e inaceitável" a greve anunciada por um dos sindicatos do SEF. "Essa greve é um grave atentado à segurança nacional. É inadmissível num quadro de uma situação de calamidade, em que cabe ao SEF verificar as condições de segurança sanitária", acrescentou.

A Comunidade Intermunicipal do Algarve e a Região de Turismo do Algarve (AMAL) tinha já solicitado que o governo decretasse a requisição civil.

“Não é aceitável e quase um crime de lesa-pátria, no estado em que está a economia do Algarve - que depende o do turismo - que uma estrutura policial que jurou defender a pátria, faça - por questões que até podemos compreender, mas completamente desadequadas na forma e contexto - uma greve de 15 dias das 9h00 às 12h00 e atrapalhar a vinda de 400 aeronaves e 80 mil pessoas”, referiu o presidente da AMAL.

A greve tem início marcado para 1 de Junho e final no dia 15 do mesmo mês.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Atentado aos direito
    27 mai, 2021 SEF 18:03
    A atitude do governo é uma atentado irresponsável e criminoso à Lei da Greve. Camaradas, não obedeçam à Requisição civil, vamos a ver se o governo tem força para nos levar a todos para a cadeia e depois vai para lá o cabrita e o costa carimbar os passaportes...

Destaques V+