Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Covid-19. Bastonário dos Médicos defende revisão dos critérios do mapa de risco

27 mai, 2021 - 16:03 • Lusa

A afirmação surge dias depois de Marcelo Rebelo de Sousa ter defendido, também, uma mudança na matriz de risco.

A+ / A-

Veja também:


O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) defendeu, esta quinta-feira, que o critério de gravidade deve ser incluído no mapa de risco da Covid-19, uma revisão que "já deveria ter acontecido" e que "nada tem a ver com Lisboa".

“Esta revisão já devia ter acontecido há duas, três, quatro semanas atrás, quando entrámos em acalmia, e agora está a ser empurrada pelo concelho de Lisboa. A revisão não tem de ser feita por causa de Lisboa (…) O Governo atrasou-se. Não o fez, paciência. Mas este é o momento de o fazer. Tem de o fazer amanhã [sexta-feira] depois da reunião dos especialistas”, disse Miguel Guimarães.

Em causa está o chamado mapa de risco associado à pandemia da covid-19 que determina as condições do desconfinamento.

Miguel Guimarães recordou que este foi feito com um algoritmo que “inclui apenas o Rt [índice de transmissibilidade] e o número de infetados por dia”, o que “fazia sentido antes”.

Agora “a avaliação do mapa de risco não pode continuar presa a estes dois indicadores, tem de se incluir a gravidade”, considerou.

O bastonário, que falava aos jornalistas à margem do debate sobre a “Reforma dos Serviços de Urgência no Pós-Pandemia” que decorreu hoje de manhã no Hospital de São João, no Porto, defendeu que “é fundamental” que na reunião de sexta-feira no Infarmed “o Governo e os peritos analisem esta situação e façam um novo mapa de risco, independentemente da questão de Lisboa”.

“Mas isto não se está a fazer para que Lisboa não confine. Se fizerem testes em massa, têm condições para controlar a situação em Lisboa”, salvaguardou.

Para explicar a sua tese, Miguel Guimarães recordou que o atual mapa de risco foi feito num período em que o princípio passava pelos serviços hospitalares que “estavam completamente saturados e o número de óbitos era elevado”.

“Foi desenhado assim, e muito bem, para uma determinada circunstância. Mas a partir do momento em que temos muito menos doentes internados — e já temos há muito tempo, não aconteceu ontem –, temos já uma folga enorme nos cuidados intensivos e o número de óbitos também caiu a pique e ainda bem, a avaliação do mapa de risco não pode continuar presa a estes dois indicadores [Rt e o número de infetados por dia]”, descreveu.

Quanto à forma de determinar a gravidade, Miguel Guimarães disse que esta “até se pode ter em conta por concelhos, por regiões, por NUTS II” e pediu que sejam incluídas variáveis como as variantes, algo que teme que não esteja a ser “muito monitorizado”.

“Temos de incluir outras variáveis. [Além] das novas variantes, [também] o registo das pessoas que já tiveram a infeção e estavam vacinadas. Isso permite-nos perceber que há novas variantes no país mesmo que não estejam a ser muito monitorizadas”, referiu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+