Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Cancro. É preciso reativar rastreios e travar aumento de casos avançados

14 mai, 2021 - 08:21 • Marta Grosso com redação

O alerta parte do diretor do Departamento de Oncologia do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte. Parlamento vota hoje projetos conta a discriminação de pessoas que tenham vencido um cancro.

A+ / A-

Luís Costa, diretor do Departamento de Oncologia do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, defende a reativação dos programas de rastreio oncológico para travar o aumento que se começa a verificar no diagnóstico de cancros em fases cada vez mais tardias.

Este ano, o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, já recebeu mais 40% de cancros da mama em estado avançado, refere o oncologista em entrevista ao semanário “Expresso”.

A luta contra a mortalidade por cancro “não se ganha nos hospitais, ganha-se antes”, sublinha o especialista.

Luís Costa alerta que há doentes a recorrer aos hospitais já com sintomas importantes, que não foram detetados antes devido à suspensão de consultas durante a pandemia – uma situação que o oncologista considera que vai refletir-se “nos próximos 3 a 5 anos”.

Significa isso que a mortalidade irá aumentar. “É óbvio”, diz considera o diretor do Hospital de Santa Maria.

“Temos de estar preparados. A Europa tem 2,2 milhões de mortes por cancro por ano, Portugal cerca de 30 a 40 mil. Não é uma pandemia no termo técnico, mas é um fogo lento que está a grassar, o aumento da incidência. Mesmo que estejamos a aumentar a taxa de cura em alguns cancros, a capacidade de resposta está sempre em questão”, avisa.

E não é só no cancro da mama que estão a aparecer mais casos em estadio avançado. “Quem faz colonoscopias pelo país fora diz repetidamente que, numa sessão, entre 20 e 30 casos, se encontraram mais dois ou três cancros do cólon. Vamos assistir nos próximos dois ou três anos a um aumento de cancro avançado”, prevê o médico.

“Essas pessoas não vão morrer logo, porque têm tratamentos que permitem manter a sobrevivência – para os cancros frequentes, mama, próstata, intestino ou cólon – mas a mortalidade vai acentuar-se bastante a partir dos cinco anos”, alerta ainda.

No plano político, o Parlamento vota, nesta sexta-feira, projetos conta a discriminação de pessoas que tenham vencido um cancro. O objetivo é que bancos e seguradoras deixem de poder ter acesso a dados relativos a doenças oncológicas, desde que tenham passado dez anos, desde que a pessoa terminou os tratamentos ou cinco anos no caso da doença ter sido antes dos 21 anos de idade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+