Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Odivelas vai ter um novo parque junto ao Mosteiro

11 mai, 2021 - 14:01 • Manuela Pires

A Câmara de Odivelas estima um investimento de 11 milhões de euros com recurso a fundos comunitários. O novo Parque da Cidade deve estar concluído em 2023.

A+ / A-

O novo Parque da Cidade, em Odivelas, apresentado esta terça-feira, está inserido no projeto de revitalização do centro histórico junto ao Mosteiro de Odivelas. Com oito hectares este novo parque vai ter zonas de lazer e restauração, piscinas, um placo para eventos, um lago, pontes suspensas, cascatas e 435 lugares de estacionamento.

O presidente da câmara de Odivelas, Hugo Martins, entrevistado pela Renascença, lembra que os terrenos onde vai ser construído o parque “têm ainda elementos que remontam ao século 13 quando foi construído o Mosteiro da ordem de Cister” e, por isso, o que a câmara quer fazer é “reconciliar e preservar o património histórico com um espaço naturalizado que permite o lazer e a realização de espaços musicais”.

O Município de Odivelas estima um investimento aproximado de 11 milhões de euros, com apoio de candidaturas a fundos nacionais e comunitários, e aponta a conclusão das obras para o final de 2023.

Para além do novo Parque da Cidade, a Câmara de Odivelas tem em curso um projeto de revitalização do centro histórico em torno do Mosteiro, que vai contar com “um núcleo de musealização no interior do mosteiro, com a instalação de residências universitárias por parte do ISCTE, de uma instituição de ensino politécnico do nosso concelho e ainda a instalação do conservatório de música D. Dinis que tem mais de 600 alunos” revela o autarca á Renascença.

O Novo Parque que foi projetado pelo Gabinete de Arquitetura Paisagista de Caldeira Cabral e Elsa Severino tem como principal objetivo a conservação da identidade e do património histórico daquele espaço, que remonta ao século XIII. Daí o cuidado em preservar os elementos já existentes como a grande pérgula que atravessa todo o parque e potenciando a presença da água com benefícios ambientais e estéticos.

O Novo Parque da Cidade irá contar por exemplo com o Claustro das Artes, uma praça central que vai contar com um edifício que vai ser o local de encontro com as artes e os artistas, de forma a reforçar a ligação histórica e artística ao Mosteiro de Odivelas.

Um dos locais mais emblemáticos do Mosteiro é o Jardim da Princesa. A requalificação vai valorizar o pequeno templo e o tanque de rega com os seus ornamentos do século 18. Segundo o projeto, este jardim terá um carater mais intimista e romântico e contará com uma entrada pedonal que permitirá um rápido acesso à Praça da Comida.

Na zona norte do relvado vai ser construído um grande palco de 400 m2 com bancadas que pode receber grandes eventos para milhares de pessoas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+