Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Odemira

Primeiros trabalhadores migrantes podem chegar esta quarta-feira ao Zmar

05 mai, 2021 - 19:38 • Pedro Filipe Silva , Filipe d'Avillez

Conselho de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados visitou as residências dos trabalhadores agrícolas e considerou “degradantes” as condições de vida.

A+ / A-

Veja também:


Os primeiros 50 trabalhadores agrícolas de Odemira que vão ser realojados temporariamente na estância turística Zmar podem chegar esta noite ao local, segundo apurou a Renascença.

A informação terá sido prestada a representantes dos trabalhadores e proprietários da Zmar que estavam concentrados à entrada da estância, esta quarta-feira, por um elemento da GNR que chegou ao local por volta das 18h.

Os trabalhadores do empreendimento turístico estavam a fazer uma manifestação contra a vinda dos imigrantes. Os trabalhadores dizem que a empresa, que já não se encontra insolvente, poderia ter aberto há uma semana e temem que a chegada dos trabalhadores agrícolas possa dissuadir turistas, levando à falência do projeto e consequente perda de emprego.

O primeiro lote de 50 trabalhadores inclui residentes de 22 habitações que foram identificadas como tendo más condições de habitabilidade e que testaram negativo à Covid-19, tendo agora de permanecer em quarentena.

Esta quarta-feira o local foi visitado também pelo Conselho de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados (CDHOA), que reuniu com o presidente da Câmara de Odemira e depois visitou as residências dos imigrantes na freguesia de São Teotónio.

Márcia Martinho da Rosa, do CDHOA mostrou-se chocada com o que encontrou e prometeu o apoio possível da organização. “Damos o total apoio, quer jurídica, quer habitacional, em termos humanos as pessoas não podem viver nesta situação, é bastante degradante.”

Remetendo futuras explicações para um relatório a publicar posteriormente, a advogada diz, contudo, que "tem de haver mais fiscalização, o SEF tem de atuar mais e estamos aqui para ajudar, dentro das nossas competências, que são muito poucas, mas estamos para ajudar no que for necessário”.

Já o presidente da Junta de Freguesia de São Teotónio, Dário Guerreiro, diz que a cerca sanitária podia ter sido evitada se as medidas fossem tomadas mais cedo. Neste momento há 38 casos ativos hoje, quando há uma semana eram 88.

“Primeiro temos de tratar da saúde pública, de alguma forma encontrar formas de controlar o aumento de casos”, diz.

“Acredito que isso não acontecerá porque esta situação servirá de exemplo para prevenir situações semelhantes no futuro. Tenho visto e reparado que as entidades responsáveis nestas matérias estão finalmente abertas e com muita vontade de resolver rapidamente a situação, ainda que a rapidez seja às vezes inimiga da perfeição”, conclui Dário Guerreiro.

A região de Odemira é marcada por grande exploração agrícola. O Parque Natural da Costa Vicentina e Sudoesta algarvio tem dentro um perímetro de rega que tem cerca de 12 mil hectares no total e 1500 hectares, ou 12%, são ocupados por estufas.

E tudo indica que o negócio e o território ocupado por essa exploração aumente ainda mais. Uma resolução do Conselho de Ministros de Outubro de 2019 determina que esta capacidade de ocupação por estufas, estufins e túneis, pode ir até aos 40%, ou seja, até aos 4800 hectares.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Retaliem
    05 mai, 2021 Não cruzem os braços 22:31
    Do que é que estão à espera para incendiar as casas e depois fazer o mesmo às estufas? E no dia das eleições, lembrem-se quem vos lixou e votem em conformidade, em vez de votarem como claque de futebol. A não ser que gostem do que se está a passar...
  • António dos Santos
    05 mai, 2021 Coimbra 19:09
    Este pseudo e incompetente ministro, com a requisição civil, está a ROUBAR os direitos dos proprietários do ZMAR. Gostava de perguntar a este individuo, o que faria, se fizessem o mesmo com a casa dele. Ainda não o ouvi a dizer que os proprietários das propriedades que contrataram este pessoal, vão ser levedos e condenados em tribunal. É POR ISTO E POR OUTRAS SITUAÇÃO ANÁLOGAS QUE EU TENHO VERGONHA DE SER PORTUGUÊS, SÓ TEMOS LIXO RESPONSÁVEL PELO PAÍS A TODOS OS NÍVEIS.

Destaques V+