“516 Arouca”. Maior ponte pedonal é inaugurada neste domingo

“516 Arouca”. Maior ponte pedonal é inaugurada neste domingo

Tempo
|
Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

02 mai, 2021 - 10:28 • Pedro Mesquita , Marta Grosso

Esta “ponte surpreendente e simultaneamente desafiadora” está aberta à população local desde quinta-feira. Presidente da Câmara de Arouca diz ser “uma forma de superar as vertigens”.

A+ / A-

É inaugurada neste domingo a maior ponte pedonal suspensa do mundo: a "516 Arouca", uma travessia a 175 metros de altura, que atravessa o rio Paiva, tem pouco mais de um metro de largura e um vão de 516 metros, que dá nome à ponte.

“É uma ponte surpreendente e simultaneamente desafiadora. 516 metros de extensão – é o maior vão, neste momento, ao nível mundial de gravil metálico, de cabos de aço, de pendurais”, diz à Renascença a presidente da Câmara de Arouca.

Olhando à volta, Margarida Belém descreve “a envolvente magnífica: o rio Paiva, a cascata das Aguieiras, os Passadiços do Paiva”. E admite: “é um desafio ultrapassar esta ponte”.

A autarca, que “ao longo destes dois anos” já deu “muitos passos” nesta travessia, não tem vertigens, mas considera que esta pode ser “uma forma de superar” essa dificuldade.

A ponte está aberta aos residentes do concelho desde quinta-feira (29 de abril) e, depois a inauguração, abre ao público em geral na segunda-feira, dia 3 de maio, sempre mediante aquisição prévia do bilhete na internet.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+