Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Portugal realizou 1.700 ações de combate à poluição marítima em março

01 mai, 2021 - 17:34 • Redação com Lusa

A operação "30 Days at Sea 3.0", entre 1 e 30 de março, teve incentivo e coordenação da Interpol, da Europol e da Frontex.

A+ / A-

Mais de 1.600 ações de combate à poluição marítima foram realizadas por Portugal no âmbito da operação "30 Days at Sea 3.0", que se realizou entre 1 e 30 de março deste ano, conforme anunciado este sábado.

Pelo terceiro ano consecutivo, foram realizadas, em Portugal, por diversas autoridades/entidades nacionais habilitadas para tal, "1.683 ações de vigilância, deteção, interceção, investigação e/ou fiscalização destinadas ao combate à poluição marítima", referem as Autoridades Tributária e Aduaneira num comunicado conjunto.

Em termos gerais, a operação "30 Days at Sea 3.0" teve o incentivo e a coordenação da Interpol. A nível europeu, foi igualmente estabelecida pela Europol e pela Frontex, cabendo à Guarda Nacional Republicana (GNR) e à Autoridade Marítima Nacional (AMN) e Polícia Marítima (PM) a coordenação com todas as autoridades/entidades cujas competências são abrangidas pelos "objetivos propostos ou que pudessem contribuir significativamente" para o sucesso nacional e internacional.

No caso de Portugal, há a assinalar 441 ações direcionadas à poluição de navios e/ou de instalações no mar. Foi detetada uma infração, bem como 1.176 ações concretizadas a fontes de poluição terrestre ou de recursos hídricos com impacto no ambiente marinho, verificando-se a existência de 71 infrações.

Há a destacar 66 ações com objetivo de verificar a existência de tráfico de resíduos através de portos marítimos. Foram apuradas quatro infrações.

Em termos internacionais, participaram na operação cerca de 300 autoridades/entidades em 67 países, tendo sido realizadas 34.000 ações.

São de assinalar as cerca de 500 infrações resultantes de poluição de navios e/ou de instalações no mar, as 1.000 infrações em fontes de poluição terrestre ou de recursos hídricos com impacto no ambiente marinho e as 130 infrações de tráfico de resíduos através de portos marítimos, lê-se no comunicado conjunto.

Apesar de estas ações terem sido concluídas, a partir desta data "serão implementadas novas ações de sensibilização em Portugal" através das autoridades/entidades participantes nesta operação e de diversas organizações não governamentais (ONG) nacionais.

"Estas ações serão desenvolvidas através de iniciativas variadas que terão como objetivo melhorar a qualidade dos recursos hídricos e do mar, destinadas a crianças, jovens e adultos, com as devidas adaptações ao evoluir da situação da pandemia de Covid-19", lê-se na nota.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+