Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Covid-19. Portugal enviou medicamentos para o Brasil

30 abr, 2021 - 11:22 • Redação com Lusa

Trata-se do medicamento Atropina Lebesfal, destinado ao uso hospitalar para o combate à Covid-19. Na quinta-feira, o Governo tinha anunciado que ia enviar meia tonelada do antiviral Remdesivir para a Índia.

A+ / A-

Veja também:


Portugal enviou para o Brasil um lote de medicamentos para o combate à Covid-19, respondendo a um pedido do Ministério da Saúde brasileiro, anunciou o Governo esta sexta-feira.

Em comunicado, o gabinete do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, refere que o medicamento - Atropina Lebesfal – destina-se a uso hospitalar para o combate à Covid-19.

A entrega é feita por Portugal “ao abrigo do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, em articulação com a Embaixada do Brasil em Lisboa”, explica-se no comunicado.

“Portugal mobiliza-se, deste modo, uma vez mais, contribuindo para o esforço que se vem desenvolvendo no desafiante combate a esta pandemia, numa manifestação de solidariedade com todos os cidadãos brasileiros”, acrescenta o Governo, na nota.

O Governo brasileiro admitiu a falta de vários medicamentos, nomeadamente ‘kits’ de intubação para pacientes em estado mais grave, e de oxigénio.

O Brasil ultrapassou, na quinta-feira, a marca dos 400 mil mortos (401.186) devido à Covid-19, ocupando a segunda posição mundial na lista de países com mais óbitos, e tem 14,5 milhões de infetados.

Na quinta-feira, a Renascença revelou que o Governo português ia também enviar meia tonelada do antiviral Remdesivir para a Índia. É a resposta nacional ao pedido de ajuda lançado por aquele país para fazer face à pandemia, não estando previsto o envio de qualquer equipa para o terreno.

Nesta altura, Portugal está a aguardar que o Mecanismo Europeu de Proteção Civil indique o ponto de entrega dos 5.503 frascos daquele medicamento.

A ideia é centralizar num país toda a ajuda que está a ser disponibilizada - sendo que, nesta altura, há cerca de uma dezena de Estados-membros que já manifestaram vontade de contribuir com medicamentos e oxigénio.

A ajuda nacional está a ser articulada entre os Ministérios da Saúde, da Administração Interna e dos Negócios Estrangeiros.

Com uma população de 1,3 mil milhões de habitantes, a Índia está a braços com um surto devastador, registando recordes diários em seis dos últimos sete dias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+