Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Verdes querem anular proibição de pernoita e estacionamento de autocaravanas

05 abr, 2021 - 12:29 • Lusa

O Partido Ecologista "Os Verdes" defende alterações com "regras e fiscalização".

A+ / A-

O Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) propôs que volte a ser possível a pernoita e estacionamento de caravanas fora dos locais para o efeito, embora com "regras e fiscalização", como reclamam associações do setor.

As alterações ao Código da Estrada, consagrando a proibição de aparcamento e pernoita de autocaravanas fora dos locais autorizados, entraram em vigor em janeiro e já existem propostas de mudança do PCP.

O novo artigo do código "peca por levar a interpretações dúbias" e a lei, "mantendo-se como está, obriga a que as pessoas que fazem uma longa viagem na autoestrada não possam sair numa área de serviço e descansar, como fazem muitos condutores e como até é recomendado por uma questão de segurança", defenderam o PEV no projeto de lei apresentado na Assembleia da República.

"Quem conduz uma autocaravana, caso não encontre um local autorizado para o efeito, não poderá descansar em áreas de descanso, exceto se essas áreas permitirem expressamente que o faça com aquela viatura", lê-se na exposição de motivos do projeto.

A solução para os autocaravanistas, segundo o PEV, "é pernoitar exclusivamente em parques de campismo e caravanismo" dado que "existem extensões de centenas de quilómetros onde não existe um único lugar de estacionamento que permita expressamente a pernoita de autocaravanas".

Para os Verdes, o autocaravanismo "é uma expressão de turismo itinerante e da natureza" e "um sector em crescimento", sendo também necessárias "algumas medidas para garantir a sua sustentabilidade e responsabilidade, o respeito pela saúde pública, pela segurança, pelo ordenamento, pelo ambiente e pela sociedade no geral".

As mudanças no Código da Estrada consagraram, desde janeiro, a proibição de aparcamento e pernoita de autocaravanas fora dos locais autorizados.

Foi atribuída competência fiscalizadora à GNR, à PSP, à Polícia Marítima e aos municípios para atuarem fora das vias públicas e áreas protegidas em situações de pernoita e aparcamento de autocaravanas ou rulotes fora dos locais autorizados.

As novas medidas têm sido contestadas pela Associação Autocaravanista de Portugal e pela Federação Portuguesa de Autocaravanismo, por serem consideradas restritivas e discriminatórias.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+