Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Covid-19: Apoio social da Cultura continua a excluir trabalhadores, dizem associações

27 mar, 2021 - 21:14 • Lusa

Ao longo do dia de sábado, vários trabalhadores do setor, entre os quais músicos e atores, partilharam nas redes sociais imagens do email que receberam do ministério da Cultura a informá-los que o pedido de apoio tinha sido recusado.

A+ / A-

Estruturas representativas dos trabalhadores da Cultura acusaram este sábado o Governo de continuar a "deixar de fora" muitos trabalhadores de apoios anunciados como "universais", nomeadamente do apoio social extraordinário aos artistas, autores, técnicos e outros profissionais da Cultura.

O Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos, do Audiovisual e dos Músicos (Cena-STE), na "Mensagem do Dia Mundial do Teatro [que se assinala este sábado] ou o convite ao espanto", publicada no seu site, partilha uma "mensagem automática do Governo" recebida hoje por "muitos dos trabalhadores da Cultura que pediram o apoio extraordinário de 438,81 euros anunciado a 14 de janeiro", na qual são informados que o pedido não foi aceite.

Em 14 de janeiro, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, anunciou apoios para o setor, no âmbito das medidas de resposta à crise provocada pelas restrições decretadas no âmbito da pandemia da covid-19, nomeadamente um apoio extraordinário aos artistas, autores, técnicos e outros profissionais da Cultura, no valor de 438,18 euros - referente a um Indexante dos Apoios Sociais (IAS) -, inicialmente comunicado como único e entretanto prolongado para três meses.

Graça Fonseca anunciou o apoio como "universal e atribuível a todos os trabalhadores".

Ao longo do dia de sábado, vários trabalhadores do setor, entre os quais músicos e atores, partilharam nas redes sociais imagens do email que receberam do ministério da Cultura a informá-los que o pedido de apoio tinha sido recusado.

Para o Cena-STE, "se o argumento "legalidade" fosse utilizado no momento certo, à partida e não à chegada como são exemplo as regras de acesso às medidas de apoio anunciadas naquele longínquo janeiro deixando, mais uma vez, de fora milhares de trabalhadores da Cultura, a grande maioria destes estariam numa situação de proteção social completamente diferente". "Munidos de contratos de trabalho, estariam protegidos pelas regras do "lay-off" ou pelo subsídio de desemprego", lê-se na mensagem divulgada pelo sindicato.

O sindicato defende que "garantir a sobrevivência da atividade artística em Portugal, em que se incluem milhares de trabalhadores, incluindo os do Teatro, terá de passar definitivamente do plano das intenções e das meias medidas que invariavelmente excluem trabalhadores utilizando um argumentário cínico, desonesto escondido atrás de uma pretensa legalidade e de regras desligadas do contexto e da enorme fragilidade que perdura no trabalho artístico em Portugal".

Também a associação Plateia - Profissionais das Artes Cénicas alertou este sábado, numa mensagem partilhada na sua página oficial no Facebook que "os tão proclamados apoios de emergência continuam a deixar de fora imensos trabalhadores da cultura e a tardar a chegar aos que a eles conseguem ter direito".

Já a Ação Cooperativista, também no Facebook, defende que a ministra da Cultura "mentiu, mais uma vez".

"Dia Mundial do Teatro! Dia Mundial da Mentira no Ministério da Cultura! Chegam as respostas ao apoio extraordinário para profissionais da cultura. [...] Afinal os apoios não são para toda a gente! Não são universais! Não incluem todas as pessoas! Exclui!", lê-se na publicação.

As tomadas de posição destas estruturas foram partilhadas horas antes de o ministério da Cultura anunciar, em comunicado, que "foram solicitados, até ao momento, 5.151 pedidos de apoio extraordinário aos artistas, autores, técnicos e outros profissionais da cultura, sob a forma de subsídio, no valor de 1 Indexante de Apoios Sociais, ou seja, 438,81 euros".

A tutela não especifica quantos viram o pedido validado.

O formulário para requisição deste apoio, referente ao mês de março, destinado a trabalhadores independentes, que tenham um código de atividade económica (CAE) ou de IRS (CIRS) no setor, foi disponibilizado "online" entre 18 de fevereiro e 18 de março.

Segundo o ministério da Cultura, os pagamentos do primeiro mês do apoio extraordinário aos artistas, autores, técnicos e outros profissionais da Cultura, "serão efetuados já na próxima semana".

"No início dos meses de abril e de maio, começarão os novos períodos de inscrição para este mesmo apoio, disponível, inclusivamente, para quem não o tenha solicitado no mês de março", acrescenta a tutela.

O ministério da Cultura refere ainda que "começaram hoje a ser notificados de forma automática os pedidos apresentados nesta primeira fase e que foram recusados, após verificação automática da Autoridade Tributária e da Segurança Social, por não cumprirem os critérios definidos".

No entanto, "aqueles que considerarem que existe algum erro de verificação de requisitos -- nomeadamente CIRS e CAE da cultura -- podem reclamar da decisão, através do Portal da Cultura".

Estruturas representativas dos trabalhadores da Cultura lamentaram, em diversas ocasiões, o atraso na implementação dos apoios do Governo anunciados em 14 de janeiro para o setor.

Além disso, as estruturas alertaram também diversas vezes que, tal como em 2020, várias pessoas ficariam de fora deste apoio social extraordinário, nomeadamente por haver trabalhadores das Artes e da Cultura, inscritos com CAE (código de atividade económica) ou CIRS (código do IRS), que não estão diretamente abrangidos em atividades culturais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+