Tempo
|
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
A+ / A-

António Costa: “Esta Páscoa vai ser completamente diferente das Páscoas habituais”

26 mar, 2021 - 16:23 • Redação

"Estamos numa semana muito crítica, mas que é absolutamente decisiva", afirma o primeiro-ministro.

A+ / A-

Veja também:


O primeiro-ministro afirma que estamos numa semana decisiva para a continuidade do desconfinamento. “Esta Páscoa vai ser completamente diferente das Páscoas habituais”, diz António Costa.

Em declarações aos jornalistas numa escola de Almada, o primeiro-ministro considera que "estamos numa semana muito crítica, mas que é absolutamente decisiva" para manter a pandemia de Covid-19 controlada, nomeadamente para o regresso de milhares de alunos ao ensino presencial a partir de 5 de abril.

"Temos todos a ambição, e é esse o calendário que temos fixado, é que no dia 5 as escolas possam voltar a receber presencialmente os alunos do segundo e do terceiro ciclo. Temos o calendário e a ambição que a partir de 19 de abril a escola possa receber os alunos do ensino secundário", sublinha.

Portugal iniciou a fase de desconfinamento há quase duas semanas, "a incidência continua a baixar, o número de novos casos por dia continua a baixar, mas o índice de transmissibilidade tem vindo a acelerar", adverte o primeiro-ministro.

"Temos que estar todos muito atentos porque nada está ganho ainda e, sobretudo, não podes perder aquilo que conquistámos nestes dois meses que foram duríssimos outra vez, e não podemos voltar para trás."


Presidente pede "sensatez" na Páscoa para que desconfinamento seja "bem sucedido"
Presidente pede "sensatez" na Páscoa para que desconfinamento seja "bem sucedido"

Para a semana da Páscoa estão em vigor restrições nas deslocações entre concelhos e António Costa considera que este será um período muito importante no controlo da pandemia de Covid-19.

"Esta semana é mesmo uma semana onde assumamos todos que a Páscoa vai ser completamente diferente das Páscoas habituais das nossas vidas ,para que as nossas vidas possam ser retomadas como habitualmente eram e possamos voltar a ter no futuro as Páscoas que todos desejamos", apela o primeiro-ministro.

"É fundamental que nesta semana nos empenhemos todos para que as coisas corram bem e tenho a certeza que o sentido de responsabilidade que os portugueses têm demonstrado ao longo de todo este ano, mais uma vez se afirmará plenamente esta semana e dia 5 esta escola estará renovada com a alegria da criançada”, declarou António Costa.

Portugal regista esta sexta-feira mais cinco mortes e 488 casos de Covid-19 em Portugal, indica o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

É o menor número de vítimas mortais pelo novo coronavírus desde 10 de outubro.

O índice de contágio R(t) em Portugal e ilhas subiu esta sexta-feira de 0,91 para 0,93, adiantam as autoridades de saúde. Em território continental o R(t) é agora de 0,92.

A taxa de incidência em Portugal e ilhas é de 75,7 casos de infeção por 100 mil habitantes. No Continente é de 66,8 casos.

O Algarve, o Alentejo, a Madeira e os Açores apresentam um índice de transmissibilidade (Rt) do vírus que provoca a covid-19 acima de 1, indica o relatório semanal do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Evolução da Covid-19 em Portugal

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+