Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

ZERO lança campanha para se beber mais água da torneira

21 mar, 2021 - 13:52 • Hélio Carvalho

Segundo os dados apresentados pela associação ambientalista, Portugal é o quarto país da Europa que bebe mais água engarrafada e a esmagadora maioria vem em embalagens de plástico.

A+ / A-

A Associação ZERO vai aproveitar o Dia Mundial da Água, que celebra na segunda-feira, para incentivar mais portugueses a beber água da torneira.

A associação ambientalista, em parceria com a Empresa Portuguesa de Águas Livres (EPAL), vai lançar uma nova página na internet com informação sobre água da torneira para aumentar a sustentabilidade no consumo de água, no âmbito da campanha “Água da Torneira. A bebida preferida”.

Em comunicado, a ZERO afirma que o site aguadatorneira.pt, que já está operacional, inclui “informação sobre a água da torneira, a sua produção e qualidade, desconstruindo mitos que têm colocado em causa a segurança do seu consumo”, e são ainda “dados sobre o impacto na utilização de recursos e na poluição causada pelo consumo da água engarrafada.”

No site, além de ser pedido às pessoas que consumam mais água da torneira, é também pedido às empresas e entidades públicas que passem a disponibilizar água da torneira aos seus trabalhadores nos locais de trabalho.

O comunicado aponta ainda, com dados da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR), que “a água que corre na torneira dos portugueses é de excelente qualidade” – segundo o último relatório, 98,66% da água portuguesa é segura para consumo humano.

Portugal bebe muito plástico

Com a campanha e o site, a associação pretende reduzir o consumo de água engarrafada no país que, refere, tem um grande impacto na produção de resíduos em Portugal.

Segundo os dados apresentados, Portugal é o quarto país europeu que consume mais água engarrafada per capita, sendo que cada português consume em média 146,6 litros de água em garrafas, a maioria de plástico.

“A indústria das águas minerais e de nascente coloca anualmente no mercado nacional mais de mil milhões de embalagens de água engarrafada, das quais 85%, aproximadamente 911 milhões, correspondem a embalagens de plástico, o que, levando em consideração o peso médio de uma garrafa de plástico (19,32 g), equivale a cerca de 17.600 toneladas de resíduos de plástico provenientes unicamente do consumo de água engarrafada”, revela a ZERO.

Para a associação, a emergência climática que vivemos torna “urgente” deixar de produzir tantos resíduos, especialmente quando a água da torneira é uma opção saudável e natural que pode responder à maioria das necessidades dos portugueses”.

A Associação ZERO elogia ainda a medida que obriga hotéis e restaurantes a disponibilizar água da torneira a partir do dia 1 de julho, garantindo que “esta é uma medida que visa, e bem, reduzir a produção de embalagens descartáveis, pelo que a ZERO espera que esta campanha venha a dar um importante contributo nesse sentido”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+