Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cinco suspeitos de homicídio detidos pela PJ com apoio da congénere espanhola

18 mar, 2021 - 20:45 • Lusa

Os homens, todos da mesma família, são suspeitos de terem assassinado a tiro outro homem de 49 anos, com o qual mantinham uma relação conflituosa.

A+ / A-

A Polícia Judiciária (PJ) deteve esta quinta-feira cinco homens por "fortes indícios" da prática do crime de homicídio qualificado, numa operação que contou com a participação da Polícia Nacional de Espanha e da Guarda Nacional Republicana (GNR), anunciou a autoridade.

"Os factos criminosos ocorreram no passado dia 1 de novembro de 2020, quando os ora detidos, familiares entre si e atuando concertadamente, atingiram mortalmente, através de disparos de arma de fogo, um outro homem, de 49 anos, com o qual mantinham uma relação conflituosa", revelou em comunicado a PJ, especificando que os factos foram praticados no concelho de Sintra.

Segundo a PJ, após a prática do delito, os autores colocaram-se em fuga das residências habituais, realojando-se, com várias passagens, em diferentes zonas de Portugal e, também, de Espanha.

"Após a realização de múltiplas diligências de investigação, a Polícia Judiciária, com a colaboração da Guarda Nacional Republicana, e a Polícia Nacional de Espanha desencadearam hoje, simultaneamente, operações no concelho de Águeda e nas imediações da cidade de Sevilha, nas quais procederam às detenções", relatou a PJ.

Dois dos detidos foram intercetados em território português e os restantes três naquela cidade espanhola, em cumprimento dos mandados de detenção europeus entretanto emitidos pela autoridade judiciária.

Os dois detidos em território nacional vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial, no qual serão submetidos à aplicação das medidas de coação processual adequadas.

Por seu turno, os três detidos em Espanha, em contexto de cooperação judiciária e policial internacional, serão oportunamente extraditados para Portugal, para a realização de semelhante diligência processual.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+