Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Especialista acredita na Astrazeneca. “Infarmed e DGS não tratam estes assuntos de ânimo leve”

15 mar, 2021 - 11:22 • Marina Pimentel , Cristina Nascimento

Vários países suspenderam a vacina da AstraZeneca depois de terem sido conhecidos vários casos de formação de coágulos sanguíneos. A médica a Etelvina Calé diz que se houvesse uma "ténue suspeita" haveria "medida cautelar".

A+ / A-

Veja também:


A especialista em vacinas e médica de saúde pública Etelvina Calé não acredita que haja relação entre a administração da vacina da Astrazeneca e a ocorrência de fenómenos tromboébolicos.

“Nós não temos qualquer aumento deste tipo de fenómenos e, como tal, nada nos leva a fazer pensar que há uma relação causa-efeito entre a administração da vacina e o aumento dos fenómenos tromboembólicos”, diz à Renascença.

Etelvina Calé lembra que “fenómenos tromboembólicos sempre houve e sempre continuará a haver, por outras causas” e diz acreditar no rigor das autoridades de saúde portuguesas.

“Se houvesse uma suspeita, por mais ténue que fosse, que esses fenómenos poderiam estar relacionados com a administração da vacina, ela teria sido sujeita a alguma medida cautelar. O Infarmed e a DGS não tratam estes assuntos de ânimo leve”, assegura.

Esta especialista considera que os países que suspenderam temporariamente a administração da vacina ou lotes da vacina fizeram-no como medida de precaução máxima.

Vários países suspenderam a vacina da AstraZeneca depois de terem sido conhecidos vários casos de formação de coágulos sanguíneos. Contudo, o Infarmed e a DGS apontam que "até ao momento não há evidência de que a vacinação possa estar na origem destes eventos".

"O número de eventos tromboembólicos comunicados na população vacinada na União Europeia (cerca de 5 milhões de doses) e no Reino Unido (cerca de 11 milhões de doses) continua a não ser superior ao verificado na população em geral", esclarecem.

De qualquer forma, todos os casos notificados até agora estão a ser avaliados pelo Comité de Segurança, PRAC, da Agência Europeia de Avaliação de Medicamentos (EMA), "esperando-se uma conclusão durante a próxima semana", acrescentam Infarmed e DGS.

Entre os países que suspenderam esta vacina estão Dinamarca, Bulgária, Itália, Noruega, Irlanda e Países Baixos. A Áustria suspendeu um lote considerado danificado, tal como Estónia, Lituânia, Letónia e Luxemburgo (sempre o mesmo lote, que fora entregue em 17 países e incluia um milhão de vacinas). A França confirmou que continuará a administrar a vacina.

Esta segunda-feira, creches, infantários e primeiro ciclo voltam a abrir, bem como as livrarias, o comércio automóvel e os cabeleireiros. Também volta a ser permitida a venda o postigo e a ser permitida a permanência em parques e bancos de jardim.

O teletrabalho e o dever geral de confinamento mantêm-se como regras gerais previstas no plano do Governo.

O plano prevê novas fases de reabertura em 5, 19 de abril e 3 de maio, mas as medidas podem ser revistas se Portugal ultrapassar os 120 novos casos de infeção pelo novo coronavírus por dia por 100 mil habitantes a 14 dias, ou, ainda, se o índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 ultrapassar 1.

A deslocação entre concelhos para a generalidade da população continua interdita nos dois próximos fins de semana e na semana da Páscoa (26 de março a 5 de abril), e o dever de recolhimento domiciliário vigora até à Páscoa.

Em Portugal, morreram 16.684 pessoas dos 814.257 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A pandemia provocou, pelo menos, 2.649.334 mortos no mundo, resultantes de mais de 119,4 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+