Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Covid-19

Modalidades desportivas e público nos estádios a partir de 3 de maio

11 mar, 2021 - 20:59 • Redação

Ginásios abrem apenas em abril e sem aulas de grupo. Só a partir de 3 de maio, última fase de desconfinamento, passa a ser permitida a realização de "grandes eventos exteriores".

A+ / A-

Veja também:


A prática de todas as modalidades desportivas e o acesso do público aos estádios de futebol deverão voltar a ser permitidos a partir de 3 de maio, de acordo com o plano de desconfinamento divulgado esta quinta-feira.

A 5 de abril, passam a ser autorizadas as "modalidades desportivas de baixo risco" e a atividade física ao ar livre até quatro pessoas. Os ginásios podem reabrir também a partir desse dia, ainda que sem aulas de grupo.

A 19 de abril, passa a ser permitida a prática de modalidades desportivas de "médio risco", tal como atividade física ao ar livre até seis pessoas.

A 3 de maio, todas as modalidades desportivas passam a ser autorizadas, assim como toda a atividade física ao ar livre. Râguebi e artes marciais, por exemplo, eram considerados de alto risco, na primeira vaga. Aí, os ginásios poderão, finalmente, receber aulas de grupo.

É também na última fase do plano que está contemplada a realização de "grandes eventos exteriores e eventos interiores com diminuição de lotação". Isto deverá implicar o regresso efetivo do público aos estádios, mais de um ano mais tarde. Os adeptos têm estado longe das bancadas desde março de 2020, quando foi suspenso todo o desporto em Portugal, incluindo futebol, e entrou em vigor o primeiro estado de emergência.

Na Região Autónoma dos Açores, chegou a haver eventos desportivos, nomeadamente jogos do Santa Clara, com público, contudo tal não se repetia no continente, nem na Madeira. Em outubro, houve três jogos-piloto e dois desafios da seleção portuguesa de futebol com presença de adeptos, como teste, e o FC Porto recebeu público num encontro da Liga dos Campeões. Porém, a segunda vaga da pandemia do novo coronavírus deitou quaisquer planos de retoma da assistência por terra.

O primeiro-ministro, António Costa, divulgou, esta quinta-feira, o plano de desconfinamento para a terceira vaga da pandemia do novo coronavírus. A reabertura dos serviços arranca a 15 de março, próxima segunda-feira. No entanto, só em abril é que começam a ser levantadas as restrições ao desporto amador, não equiparado a profissional.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+