Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

António Costa. "Nível de incidência de Covid-19 é ainda muito elevado"

22 fev, 2021 - 20:12 • Susana Madureira Martins , com redação

No final da reunião com especialistas no Infarmed, o primeiro-ministro recorreu ao Twitter para defender que "cumprir as regras é fundamental" para vencer a pandemia.

A+ / A-

Veja também:


O primeiro-ministro, António Costa, alerta que o nível de incidência da Covid-19 é "ainda muito elevado" em Portugal, nomeadamente na utilização dos serviços de saúde.

Numa publicação na rede social Twitter, após a reunião desta segunda-feira no Infarmed, António Costa considera que as novas variantes do coronavírus são motivo de preocupação, apesar de o país assistir a uma tendência positiva de descida de infeções.

“Assistimos a uma tendência positiva de descida da Covid-19 em Portugal. No entanto, o nível de incidência é ainda muito elevado, nomeadamente na utilização dos serviços de Saúde. As novas variantes são motivo de preocupação. Cumprir as regras é fundamental para vencermos o vírus”, escreve o primeiro-ministro.

No final da reunião com especialistas na sede do Infarmed, a ministra da Saúde disse que o número de pessoas internadas com Covid-19 ainda é muito elevado e ainda não é o momento para falar em datas de desconfinamento.

"Este é o momento de nos concentrarmos em conter a transmissão da doença" Covid-19, declarou Marta Temido.


A governante considera que, nesta altura, é preciso ainda melhorar "a resposta a outras áreas que não a área covid e apostar na rapidez do processo de vacinação e na proteção dos mais fracos e vulneráveis".

Apesar de admitir que a reabertura pode começar pelas escolas, Marta Temido frisou que “este ainda não é o momento para falar de tempos nem de falar de modos” de desconfinamento.

Nesta reunião na sede do Infarmed, em Lisboa, o vice-almirante Gouveia e Melo, coordenador da "task force" para o Plano de Vacinação contra a Covid-19 disse que Portugal pode atingir a imunidade de grupo no início de agosto.

Gouveia e Melo disse esperar um reforço de vacinas no 2º e 3º trimestres que permitirá acelerar o processo de vacinação e, eventualmente, chegar a 70% da população em agosto.

João Paulo Gomes, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, disse que as medidas de confinamento travaram o crescimento exponencial em Portugal da variante britânica do novo coronavírus.

“Em janeiro fizemos uma projeção a três semanas que indicava que na semana seis – a semana passada – cerca de 65% dos novos casos fossem provocados por esta variante. Tal não aconteceu graças ao confinamento. Os dados indicam que temos cerca de 48% dos novos casos provocados por esta variante e sem uma tendência crescente”, afirmou o especialista do INSA, notando que no Reino Unido já se estima uma prevalência desta variante superior a 90%.

Portugal regista esta segunda-feira 61 mortes e 549 casos de Covid-19, indica o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

É o número mais baixo de vítimas mortais desde 28 de dezembro. Esta segunda-feira, o país ultrapassa os 16 mil mortos desde a chegada da pandemia, há quase um ano.

O número de novos casos é o mais reduzido desde 6 de outubro, quando foram registadas 427 novas infeções.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai ouvir os nove partidos com assento parlamentar, por videoconferência, entre terça e quarta-feira sobre a renovação do estado de emergência.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+