Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

PSP abre inquérito por "dúvidas" no uso da força em ação no Barreiro

16 fev, 2021 - 13:36 • Lusa

Autoridades foram chamadas por suspeita de um caso de infração às restrições impostas pelo estado de emergência.

A+ / A-

Veja também:


A PSP instaurou um inquérito disciplinar para apurar as circunstâncias da intervenção policial num caso de infração às restrições impostas pelo estado de emergência, na sequência da pandemia de Covid-19, ocorrido no Barreiro, distrito de Setúbal.

Num comunicado enviado esta terça-feira à agência Lusa, o Comando Distrital de Setúbal da PSP indicou que “teve acesso a um registo de imagem que mostra parte da atuação policial” e que, por “subsistirem dúvidas quanto à conformidade dos procedimentos do uso da força executados”, foi instaurado inquérito disciplinar.

Segundo a polícia, o caso ocorreu na segunda-feira, na Rua Capitão Aviador Francisco Fernandes Carvalho, no Barreiro, depois de a PSP ter recebido informação de que um grupo de pessoas se encontrava “em ajuntamento e a consumir bebidas alcoólicas na via pública”.

Quando chegaram ao local, adiantou, os agentes “confirmaram que permaneciam na via pública diversos cidadãos, que foram abordados”, tendo um deles, que se encontrava a consumir bebidas alcoólicas, adotado “uma postura de confrontação e oposição contra a ação policial, nomeadamente injuriando um dos polícias”.

“Havendo a suspeita de que o indivíduo tinha na sua posse estupefaciente, foi-lhe comunicado que iria ser sujeito a uma revista sumária, tendo este recusado submeter-se à mesma”, referiu a PSP.

De acordo com a polícia, os agentes “procederam à restrição do suspeito e a uma revista coerciva”, e encontraram na sua posse “haxixe e uma arma branca proibida, denominada ‘butterfly’”, pelo que o homem foi detido.

“O detido, quer durante o transporte para as instalações policiais, quer no interior das mesmas, manteve sempre uma conduta exaltada, agressiva, proferindo ameaças constantes ao agente detentor”, acrescentou a PSP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+