Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Portugal precisa de "outra estratégia" para "triplicar velocidade de vacinação"

15 fev, 2021 - 19:42 • Pedro Mesquita , com redação

“Se nós continuássemos com este ritmo de vacinação, demoraríamos 15 meses para vacinar seis milhões de pessoas, nem sequer seriam 70%”, defende o antigo presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar.

A+ / A-

Veja também:


Vacinar 70% da população portuguesa contra a Covid-19 até ao final do verão é possível, mas é preciso uma nova estratégia e multiplicar por três o ritmo de vacinação, afirma Rui Nogueira, antigo presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar.

“Se nós continuássemos com este ritmo de vacinação, demoraríamos 15 meses para vacinar seis milhões de pessoas, nem sequer seriam 70%. No mínimo, temos de triplicar a velocidade de vacinação”, defende Rui Nogueira, em declarações à Renascença.

O médico considera que para acelerar o processo Portugal precisa de uma nova estratégia de vacinação e tem de ter acesso a mais doses.

“A única forma é termos mais vacinas disponíveis e, por outro lado, a gestão criteriosa das vacinas, uma outra estratégia. Sermos muito rápidos a disponibilizar e distribuir as vacinas à medida em que elas forem chegando e principalmente, nesta fase, não vacinar as pessoas que já foram infetadas. À luz conhecimento que temos, as pessoas que foram infetadas estão defendidas, têm uma vacina natural”, sublinha.

Através da realização de testes serológicos seria possível detetar pessoas que tiveram Covid-19, mas que estiveram assintomáticos, defende Rui Nogueira.


A vacinação contra a Covid-19 em Portugal arrancou a 27 de dezembro de 2020. Em 50 dias, pouco mais de 2% da população portuguesa foi vacinada.

A ministra da Saúde avançou esta segunda-feira que, até agora, Portugal pode, afinal, receber 2,5 milhões de vacinas para a Covid-19 até ao final do primeiro trimestre.

O número de 2,5 milhões é uma evolução positiva em relação às previsões avançadas na semana passada pelo primeiro-ministro. António costa disse, na quinta-feira, que Portugal só deveria receber até ao final de março metade das 4 milhões de vacinas contratadas, mais concretamente 1,98 milhões de doses.

De acordo com Marta Temido, até esta segunda-feira, Portugal recebeu cerca de 800 mil doses de vacinas e 200 mil pessoas já tomaram as duas doses.

Neste contexto, vacinar 70% da população até ao final do verão é possível? Rui Nogueira acredita que sim e explica porquê.

“Eu ainda assim acredito, porque estas vacinas que agora nos estão a fazer falta virão mais para a frente. A partir de julho é suposto termos mais vacinas do que o inicialmente estava previsto. Temos menos agora e mais depois. Podemos vacinar mais pessoas do que aquilo que estava previsto e ainda assim chegarmos ao final do verão com o objetivo alcançado”, sublinha o antigo presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar.

Portugal regista esta segunda-feira 90 mortes e mais 1.303 casos de Covid-19, indica a Direção-Geral da Saúde (DGS).

É o número mais baixo de vítimas mortais pelo novo coronavírus desde 5 de janeiro (em 41 dias) e de novas infeções desde 26 de dezembro (51 dias).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+