Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Covid-19. Governo quer vacinar "um milhão e 400 mil portugueses" até abril

13 fev, 2021 - 10:27 • Susana Madureira Martins , Sofia Freitas Moreira , Daniela Espírito Santo

Primeiro-ministro acompanha este sábado o início da vacinação das forças de segurança. Ainda não sabe quando será vacinado, mas garante que "lá estará para dar o ombro à vacina". País terá cem mil vacinas na próxima semana para idosos ou com doenças associadas.

A+ / A-

Veja também:


O primeiro-ministro António Costa voltou a reiterar que, "mais do que a vacina", é o "comportamento de cada um de nós que trava a expansão da pandemia" de covid-19.

"Por mais vacinas que existam, é indispensável não descurar os cuidados que sabemos que temos de ter. São absolutamente essenciais para continuarmos a prevenir a expansão da pandemia", assinala o primeiro-ministro, que está a acompanhar, este sábado o início da vacinação das forças de segurança contra a SARS-CoV-2.

Relembrando o "processo longo" e a "luta que temos pela frente pelos próximos meses", o primeiro-ministro referiu que, até abril, o Governo quer vacinar "um milhão e 400 mil portugueses, entre aqueles que estão nos grupos de risco prioritários, entre aqueles que prestam serviço nos serviços essenciais, para assegurar o funcionamento normal do Estado e a proteção dos portugueses".

O primeiro-ministro alertou ainda para a exigência da próxima fase, por ser uma altura em que, apesar de o país começar a "dispor de um maior número de vacinas e alargar sucessivamente o universo de portuguesas e portugueses a ser vacinados", trata-se de "um processo longo e, por isso, exige que até lá ninguém baixe a guarda e ninguém diminua a exigência de proteção".

Este sábado, António Costa e o ministro da administração interna visitam o Quartel de Conde de Lippe, um dos locais onde decorre o processo de vacinação contra a Covid-19 dos efetivos da GNR e PSP.

15 mil bombeiros vacinados nas próximas semanas. Meio milhão de inoculações atingidas este sábado

O primeiro-ministro e o ministro da administração interna seguiram, posteriormente, para a USF do Areeiro, um dos locais onde é feita a vacinação dos bombeiros. Já no local, Eduardo Cabrita reiterou que, durante as próximas duas semanas, serão vacinados 15 mil bombeiros, "entre sapadores, voluntários e municipais".

"Estamos a dar continuidade a uma fase essencial de vacinação que assinala a transição da vacinação da área dos profissionais de saúde para a área das funções essenciais do Estado", disse, elogiando o papel dos bombeiros na "resposta à pandemia", pois "demonstraram uma capacidade de resposta essencial para o sentimento de segurança coletiva".

"Os bombeiros estão ainda na resposta da saúde pública e têm um papel fundamental nas ações de desinfeção, nas ações de prevenção e uma presença no apoio às populações que é por todos conhecido". Desta forma, foram identificados "como prioridade" e vacinados a partir de quinta-feira. Esta medida serve, assim, como símbolo de "confiança que temos de dar a estes profissionais e voluntários, que estão na primeira linha" e cuja "capacidade de resposta e operacionalidade" estiveram "sempre em pleno" durante o combate à pandemia.

Cem mil vacinas na próxima semana para idosos ou com doenças associadas

Já António Costa explicou que os bombeiros estão agora a ser vacinados "para garantir que temos a capacidade de continuar a proteger quem tem de ser protegido". Aproveitando a ocasião, assegurou que terminamos esta semana "a grande campanha de vacinação de utentes e funcionários de lares" e que para a semana teremos um reforço de cem mil vacinas destinadas a pessoas com mais de 80 anos (fora dos lares) e maiores de 50 com doenças associadas.

"Iniciámos a campanha de vacinação das pessoas com mais de 80 anos e das pessoas com mais de 50 anos e algumas doenças associadas. Esse será seguramente o grupo que, para a próxima semana, vai ter um reforço já mais importante. Creio que cem mil vacinas serão destinadas na próxima semana a este grupo de maior risco", afirmou.

As visitas de Costa e Cabrita este sábado marcam, igualmente, um período em que, como indica o ministro da administração interna, o país "atingiu o meio milhão de inoculações".

Costa ainda não sabe quando será vacinado, mas "lá estará para dar o ombro à vacina"

António Costa garantiu, também, que ainda não foi vacinado e que não sabe quando tal acontecerá, mas assegura que não será segredo. "Quando chegar a minha vez lá estarei para dar o ombro à vacina", admite.

"Poderão [saber] quando eu souber, não será segredo, mas ainda não fui informado", respondeu.
De acordo com o primeiro-ministro, além do chefe do Estado e do presidente do parlamento, "têm sido já membros do Governo e deputados vacinados".

"Como sabe, depende do número de doses, da idade, eu felizmente ainda tenho menos de 65 anos e serei provavelmente vacinado com a vacina da Astrazeneca. Os serviços de saúde vão organizando isso e quando for a minha vez lá estarei para dar o ombro à vacina", assegurou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Americo Anastacio
    13 fev, 2021 Leiria 13:38
    Bom dia. Mas porquê esta PROPAGANDA despropositada ? Porque não gastam as energias a tratar dos assuntos do País e dos Portugueses ? Será que somos assim tão incultos para acreditar nestas mentiras e promessas que nos entram pela porta dentro das n/casas ? Não há memória, desde de 74 de haver um primeiro-ministro que MINTA tanto. Porquê ? Acha que isso nos trás as soluções que precisamos ? Ou é CONTUMAZ ? Não sei qual delas a pior.

Destaques V+